O nome de uma enfermidade pouco conhecida tomou conta das redes sociais: a doença da vaca louca. Sendo extremamente rara, a patologia começa afetando os bovinos e pode ser transmitida para os humanos pelo consumo de carne contaminada. A secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou a suspeita da doença.
O que provoca a doença da vaca louca?
Causada por uma partícula proteica infecciosa chamada príon, um agente infeccioso menor do que um vírus, a doença da vaca louca é uma enfermidade degenerativa crônica que atinge o sistema nervoso central dos bovinos. Com isso, sua forma clássica é transmitida aos seres humanos através do consumo da carne do animal adoecido.
Segundo a SES-MG, ainda não há nenhuma confirmação da doença no estado. Porém, o órgão afirmou que os profissionais estão vigilantes quanto à ocorrência de qualquer registro. Além disso, a secretaria disse que está buscando proporcionar um atendimento de qualidade ao paciente de Caratinga.
Qual cidade de Minas tem suspeita de doença da vaca louca?
O município em que a doença foi registrada é Caratinga, no interior do estado. O paciente é um homem idoso de 78 anos que apresentou sintomas neurológicos similares ao da doença, que já está internado no Casu Hospital Irmã Denise. Porém, uma confirmação definitiva do diagnóstico só é possível por meio de uma análise neuropatológica pós-morte, com coleta de amostras do cérebro da vítima.
Quais são os sintomas da doença da vaca louca em humanos?
- Agitação motora;
- Irritabilidade;
- Alucinações;
- Perda de interesse;
- Esquecimento;
- Psicose;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Enfraquecimento;
- Perda de sentidos;
- Sensação de dormência;
- Formigamento no corpo.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.