Uma nova proposta de aplicação de luz terapêutica para melhorar o desempenho muscular em homens saudáveis e treinados é estudada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto busca voluntários no município.
A aplicação, chamada de fotobiomodulação, já tem efeitos comprovados quando feita em algumas partes do corpo. Uma avaliação inédita no país pretende verificar se um novo equipamento da área de Fisioterapia da UFSCar é realizada pelo pesquisador Giovanny Viegas dos Santos.
De acordo com Santos, o objetivo do estudo é compreender se a fotobiomodulação de corpo inteiro é capaz de ter efeitos em análises de desempenho, como força muscular, resistência à fadiga e aumento da potência muscular em testes de agilidade. “Queremos entender se a luz de corpo inteiro também é capaz de melhorar essa análise, uma vez que quando ela é aplicada em partes menores do corpo – coxa, braço etc. – já há evidências da melhora do desempenho, aumentando o número de repetições e do tempo de execução em exercícios de força e resistência”, explica o pesquisador.
LEIA MAIS
Estado confirma 25 casos de meningite em seis cidades da região; veja
Santa Casa anuncia inscrições para programas de residência médica
O mestrando aponta que a expectativa da pesquisa é obter melhora da força muscular e resistência à fadiga nos testes máximos que serão realizados, além da melhora metabólica dos participantes. Ele esclarece que os resultados ajudarão os pesquisadores e clínicos, principalmente os fisioterapeutas, a entenderem se o dispositivo de corpo inteiro pode ser efetivo na população treinada e saudável. Ou seja, se um atleta amador ou de alto rendimento pode se beneficiar com essas novas tecnologias da fotobiomodulação.
“Os resultados poderão elucidar os momentos corretos de aplicação. Para os pesquisadores, isso será um início de investigação, pois ainda, no País, somos os precursores dessa modalidade (aplicação de luz de corpo inteiro)”, complementa o pesquisador sobre o ineditismo dessa pesquisa no Brasil com pessoas que são saudáveis e treinam com regularidade.
Como participar
Para realizar o estudo, estão sendo convidados homens saudáveis, com idades entre 18 e 30 anos, que pratiquem treinamento muscular há, no mínimo, seis meses, sendo três vezes por semana. Os participantes farão três visitas, ao longo de duas semanas, à UFSCar para aplicação da fotobiomodulação de corpo inteiro e avaliação do desempenho muscular. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador pelo e-mail giovannysantos@estudante.ufscar.br ou pelo telefone (14) 98137-1809.
VEJA TAMBÉM
Título de eleitor não é mais necessário apresentar no dia da eleição; entenda