A prefeitura de Rio Claro informou nesta quarta-feira (7) que foi confirmado nesta semana o quarto caso de varíola dos macacos na cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o quarto paciente é um homem adulto que está em isolamento. Os outros três pacientes já estão recuperados.
Com a confirmação desse caso sobe para nove o número de infectados pela Monkeypox na região. Além dos quatro casos de Rio Claro, houve contaminação em moradores de São Carlos (2), Araras (1), Descalvado (1) e Matão (1).
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, de 4 de setembro, São Paulo atualmente é o estado com o maior número de confirmados, com 3.135, e suspeitos, com 1.228, do país. O Brasil contabiliza duas mortes pela doença em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Leia mais
Abaixo da média nacional, São Carlos vacina 26,58% das crianças contra Poliomielite
São Carlos vive redução expressiva de óbitos e casos de Covid
Tratamentos e avanços
A pasta recebeu na semana passada o primeiro tratamento contra a varíola dos macacos, o antiviral Tecovirimat, que é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença.
Além do medicamento, a pasta também segue em tratativas com a Organização Pan-Americana (OPAS) para aquisição de novos tratamentos e vacinas contra a doença, e com o fabricante do medicamento para outras aquisições.
Até o momento, segundo a Saúde, os dados do país demonstram que a maioria dos casos apresenta sintomas leves da doença, sendo que poucos são hospitalizados devido a necessidades clínicas e menos de 1% teve registro de internação em UTI.
Plataforma informativa
O Ministério da Saúde criou uma aba informativa para atualizações de casos da varíola dos macacos, explicações sobre a doença, os métodos de transmissão, prevenção e tratamento. Clique aqui e acesse.
Veja também