São Carlos inicia nesta segunda-feira (15), seguindo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe para toda a população, sem distinção de idade ou grupos prioritários. Os imunizantes já estão sendo aplicados.
A ampliação do grupo habilitado a se imunizar aconteceu após nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde e que posteriormente foi replicada pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara) ao município.
Diante disto, todas as pessoas passam a estar aptas a se imunizar contra a gripe na cidade, com exceção feita àquelas com menos de seis meses de idade. Anteriormente, a vacina já estava disponível para todos os grupos prioritários, que, da mesma forma, igualmente podem continuar se imunizando.
VEJA TAMBÉM
UPA Cidade Aracy “muda” de sede para reforma; veja como será o atendimento
Presença de sorotipo da dengue acende alerta para possibilidade de nova epidemia, diz Fiocruz
A vacinação contra a gripe acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. No ato da imunização, o munícipe deve levar documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.
No caso das pessoas acamadas, o familiar ou responsável precisar ligar na unidade de saúde de referência para solicitar a imunização, que será feita na residência pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde conforme cronograma.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A UBS MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ
CLIQUE AQUI E CONFIRA A USF MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Segundo o Ministério da Saúde, até o momento cerca de 21 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores de risco”, explicou Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
A vacina Influenza (gripe) é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.
“A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por isso a importância que todas as pessoas procurem as unidades de saúde para se vacinar”, completou a diretora.
LEIA MAIS
Petrobras vai reavaliar preços e divulgar nova política na próxima semana, diz Prates