São Carlos realiza plantões de vacinação neste sábado (24) e domingo (25). A ação é realizada no Ceme, onde acontece um mutirão de exames de eletrocardiograma hoje.
Segundo a Secretaria de Saúde, hoje o plantão é realizado até as 16h. Amanhã, o plantão vai das 8h às 12h.
VEJA TAMBÉM
Rodovias da região de São Carlos têm interdições neste fim de semana; veja os locais afetados
Idoso sofre queimaduras graves em tentativa de esquentar comida com álcool em São Carlos
As vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 podem ser aplicadas em qualquer pessoa com mais de seis meses de idade. Já a vacinação contra a meningite é destinada de forma exclusiva a pessoas entre 1 e 19 anos, além de professores, agentes escolares e profissionais de saúde.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre, as vacinas são seguras e eficazes, porém, como a defesa gerada pelos imunizantes conjugados – meningocócica C e ACWY – não é definitiva, ocorre a necessidade do reforço. “A quantidade de anticorpos cai ao longo do tempo e o indivíduo deixa de estar protegido, daí a importância das doses de reforço”, disse Crislaine.
MUTIRÃO DE “ELETROS”
O SUS também realiza neste fim de semana mutirão de eletrocardiograma. Quase 490 pacientes foram convocados para o procedimento que será realizado no Ceme.
Conforme a Secretaria de Saúde, com o novo mutirão, será possível zerar o número de pacientes que aguardam por eletrocardiogramas e são atendidos nas UBSs Santa Felícia, Santa Paula e Parque Delta e pelas USFs Santa Angelina, Arnon de Mello, Romeu Tortorelli, Jockey Clube e Jardim Guanabara.
Este é o segundo mutirão em duas semanas que a Secretaria Municipal de Saúde realiza para exames de eletrocardiograma. Na última semana, 486 pacientes da grande Vila Prado foram agendados, mas apenas 290 compareceram – taxa de absenteísmo superior a 40%. Todos os pacientes, assim como os do mutirão deste fim de semana, foram comunicados por telefone do agendamento e comparecem ao local com hora marcada.
LEIA MAIS
Presidente Lula diz que pretende zerar desmatamento na Amazônia até 2030