O Comitê de Combate ao Coronavírus confirmou que São Carlos vai deixar de obrigar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 no transporte público, seguindo a determinação estadual. A publicação no Diário Oficial deve ser feita na edição de sexta-feira (16).
De acordo com Bill Oliveira, presidente do comitê e secretário de Planejamento, a indicação foi possível em decorrência da queda expressiva de mortes, internações e casos da doença na cidade, e também o avanço da vacinação, embora o número de faltosos ainda seja preocupante.
“Em junho, nós tivemos 3.707 casos positivos, e em julho esse número de casos já caiu para 1.335. Em agosto foram 432 casos positivos, e nos primeiros 12 dias de setembro nós tivemos apenas 40 casos positivos. Eu acho que isso dá dessa liberdade para a gente sugerir que o uso de máscaras em transportes coletivos também seja abolido”, disse.
Leia mais
São Carlos registra 109 casos de dengue em cerca de três semanas
Saúde monitora tecnologias para prevenção e tratamento da monkeypox
No entanto, o secretário salienta que o uso continua obrigatório em serviços vinculados à saúde e que a recomendação do uso por pessoas imunossuprimidas e idosos continua, em qualquer ambiente.
“A obrigatoriedade vai ficar restrita às unidades de saúde, tanto públicas como privadas, ou seja, postos de saúde, hospitais, unidades básicas de saúde, a partir da publicação do decreto, que deve acontecer nas próximas edições do Diário Oficial”, explicou.
Segundo Bill, a reunião foi feita na quarta-feira (14) e a indicação do conselho foi repassada em ofício ao prefeito Airton Garcia, que recebeu e encaminhou à Procuradoria Geral do Município para a preparação do novo decreto, que deve sair na edição de sexta-feira do Diário Oficial.
Veja também
Covid-19: governo simplifica medidas para entrada de viajantes no país