A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vida Nova, em São Carlos, foi encontrada nesta quarta-feira (17) com janelas e portas de vidro quebradas. O posto segue desativado há mais de um ano e sequer foi inaugurado, além de ter sido alvo constante de furtos.
Moradores da região comentaram que a unidade está assim há pelo menos três dias, mas não souberam detalhar o que houve. Com os danos, o espaço está totalmente aberto e sem nenhuma barreira na entrada, facilitando a ação de criminosos e invasores.
Esse é um dos mais de 60 patrimônios públicos que tiveram danos registrados este ano, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP). Além deste caso, a unidade também já foi alvo de seis tentativas de furto.
Sem uso
A unidade é resultado de uma contrapartida de uma construtora ao município e foi entregue em maio de 2021, quando o loteamento com 500 moradias foi lançado. Além desta, também foi feito um ecoponto e uma escola de educação infantil que custaram R$ 2,6 milhões à iniciativa privada.
Porém, desde a entrega das chaves até o momento o prédio não foi utilizado. O portal acidade on questionou a prefeitura sobre o motivo e também sobre o reforço de segurança no prédio, já que agora está aberto, mas não obteve retorno.
A administração apenas informou que “há um processo licitatório em andamento para reforma e posterior abertura da unidade”, mas sem também apontar uma data estimada para início das atividades.