Após 2 anos e quatro meses, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório no transporte público de São Carlos a partir de hoje (17). Decreto publicado no Diário do Município oficializa a mudança e derruba determinação que era válida desde 6 de maio de 2020.
Com isso, passageiros de ônibus, do transporte por aplicativo e de táxis podem escolher se querem ou não usar a máscara. A utilização de máscaras permanecerá obrigatória apenas nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.
O comitê mantém a recomendação do uso de máscaras aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas.
LEIA MAIS
Dia amanhece gelado em São Carlos; confira a previsão do tempo
Após críticas, Prefeitura afirma que pedirá melhoria em pavimento na Dona Alexandrina
O coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Bill Moreira, ressaltou que analisou o quadro epidemiológico do município para tomar as medidas necessárias.
“No mês de agosto foram registrados 725 casos de síndrome gripal, números bens diferentes de quando editamos o decreto anterior, quando contabilizamos 1.169 casos de síndrome gripal. A nossa decisão também foi fundamentada na vacinação”, frisou Bill Moreira.
Segundo Moreira, em São Carlos 716.762 doses já foram aplicadas, sendo que 244.262 em 1ª dose, 226.966 em 2ª dose e 245.534 em 3ª dose. 35.660 crianças de 5 a 11 anos já foram imunizadas contra a Covid-19, “o que corresponde a mais de 89%”.
Na cidade são aplicadas a quarta dose (segunda dose adicional) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 20 anos ou mais. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a Covid-19 também já está liberada.
VEJA TAMBÉM
Maior picape do Brasil, RAM V8 ganha versão de entrada