
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a comercialização de todas as pomadas usadas para modelar, fixar e trançar os cabelos. A resolução também determina que mesmo os exemplares adquiridos anteriormente, seja para uso em casa ou em salões, não sejam utilizados.
A agência determinou que enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.
Veja também
Governo de SP veta projeto de lei sobre pobreza menstrual
Dourado abre cadastro para mutirão de castração de cães e gatos em 2023
Entre os eventos relatados pelos usuários estão: cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

Investigação
segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.
A agência salientou que está investigando os casos, produtos associados e empresas fabricantes junto a órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e que os municípios devem adotar medidas necessárias para que os produtos não circulem.
A Anvisa também determina que ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, o profissional da saúde notifique o caso à Anvisa pela internet (clique aqui).
A avaliação de risco feita pelos órgãos responsáveis indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos indesejáveis.
Orientações ao consumidor:
- Não use ou adquira esses produtos.
- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
- Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
- Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa
- Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
- O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
- Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
- Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
Leia mais
Bolsa Família: 2,5 milhões recebem auxílio de forma irregular