Começa nesta terça-feira (5) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos em todo o Estado. No entanto, nem todas as cidades aderiram ao avanço neste primeiro momento.
Estarão aptos a receber a quarta dose cerca de 4,5 milhões de pessoas, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses.
A vacinação dos idosos acima dos 80 anos já havia começado no dia 21 de março e, agora, a recomendação do Comitê Científico do Estado é para a ampliação a todas as pessoas acima de 60 anos. A decisão levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron.
Cidades da região
São Carlos (SP) foi uma das cidades que não aderiu à ampliação. Segundo a prefeitura, não foram recebidas as doses para o público e a nota técnica que permite a imunização. Ibaté (SP) e Ribeirão Bonito (SP) também não sinalizaram sobre o novo público.
Já as prefeituras de Dourado (SP), Rio Claro (SP), Descalvado (SP), Porto Ferreira (SP) e Araras (SP) liberaram o reforço da imunização para todos os idosos, respeitando o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta dose.
A prefeitura de Itirapina (SP), segundo a última atualização, está imunizando com a quarta dose os idosos de 65 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há quatro meses.