- Publicidade -
vacinasDose de reforço pode aumentar mais de cem vezes a proteção contra Covid-19

Dose de reforço pode aumentar mais de cem vezes a proteção contra Covid-19

Neste momento, mais de 59 milhões de brasileiros ainda não tomaram a “terceira dose”; veja mais sobre o estudo

- Publicidade -

Vacina pediátrica aplicada em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)
Vacina pediátrica aplicada em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que 59 milhões de brasileiros estão prontos para tomar a dose de reforço contra a Covid-19, mas ainda não retornaram ao posto para receber o imunizante.

- Publicidade -

Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal em relação à dose de reforço, o Ministério da Saúde explica a importância de voltar ao posto e aumentar a imunidade contra a Covid-19.

Entre os estados com mais pessoas nessa situação estão São Paulo, com 15,7 milhões; Minas Gerais com 5,3 milhões; Rio de Janeiro, com 4,9 milhões; Paraná, com 3 milhões e Bahia, com 3,6 milhões. Até o momento, 62,3 milhões de brasileiros tomaram a dose de reforço em todo o País, o que significa uma cobertura vacinal de 39% da população acima de 18 anos, único público para o qual esta estratégia da Campanha de Vacinação é destinada.

Com o avanço na vacinação, o Brasil assiste a um cenário pandêmico mais arrefecido, demonstrando tendência de queda de 32% na média móvel de casos e 29% na média móvel de óbitos, em comparação com os últimos 14 dias. Atualmente, 91% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina, 84,4% desse mesmo público completou o esquema vacinal. 

Veja abaixo como agendar vacinação (Foto: Guilherme Sircili / CCS)
Veja abaixo como agendar vacinação (Foto: Guilherme Sircili / CCS)

Eficácia
Uma pesquisa encomendada pela pasta, em parceria com a Universidade de Oxford, aponta que a estratégia adotada para esta etapa da campanha amplia ainda mais a imunidade contra a Covid-19. O estudo foi publicado na The Lancet em janeiro deste ano. A renomada revista científica inglesa mostrou que a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas Covid-19 diferentes, é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço, especialmente nos indivíduos que tomaram a Coronavac.

A pesquisa mostrou que 28 dias após a dose de reforço, a vacina de RNA mensageiro, imunizante da Pfizer, aumenta a produção de anticorpos que são capazes de bloquear a entrada do vírus nas células. As vacinas da Astrazeneca e da Janssen também tiveram resultados positivos ao serem aplicadas como reforço.

- Publicidade -

Outro estudo mostrou que os indivíduos que receberam a dose única da Janssen e tomaram o mesmo imunizante como dose de reforço tiveram aumento de até 94% de proteção contra a Covid-19, quando aplicado com no mínimo dois meses de intervalo. Com apenas uma dose, esse índice é de 75%. Esses resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), que também recomendou o reforço.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -