Ibaté foi um dos nove municípios do Estado de São Paulo anunciado pelo governador João Doria, na tarde desta quarta feira, dia 05 de janeiro, que irá realizar a vacinação de alunos de 5 a 11 anos contra a Covid-19, dentro das unidades escolares.
O prefeito José Luiz Parella ressalta que, antes mesmo do governo estadual tomar essa medida, a Secretaria da Saúde de Ibaté criou o Ônibus Itinerante da Vacinação Contra a Covid-19 e visitou todas as escolas estaduais da cidade. “As equipes da Saúde da nossa cidade estiveram em todas as unidades escolares da rede estadual de Ensino, buscando alunos de 12 a 17 anos, que estavam com esquema vacinal em atraso. Foi uma estratégia para imunizar e, principalmente, diminuir o número de faltosos”, destacou.
Além da Encanto do Planalto, os municípios que já confirmaram a presença de agentes de saúde nas escolas são: Caieiras, Cajamar, Campinas, Jundiaí, Louveira, Mairiporã, Nova Odessa e São Carlos.
O governador explica que o cadastramento teve início nesta quarta e, de forma muito ágil, a resposta tem sido oferecida pelos prefeitos dos 645 municípios do estado. “O objetivo é cadastrar o maior número possível de escolas estaduais para que pais e mães possam levar seus filhos para a vacinação em um ambiente de extrema confiança, onde possam se sentir bem e seguras”, disse João Doria.
Rossiele Soares, secretário estadual de Educação, relata que vacinar dentro das escolas é algo que tem trazido eficiência ao longo da história. “Em todos os momentos que o Brasil tem feito campanhas próximas das escolas, a eficiência sempre cresceu. São Paulo foi o primeiro estado a vacinar os profissionais da educação e vacinar também as crianças será algo fundamental para manter as escolas abertas”, afirmou.
São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação de profissionais da Educação como prioridade contra COVID-19, em 10 de abril de 2021. Na rede estadual, 97% destes servidores já estão com esquema vacinal completo. Também defendida pelo Governo, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos alcançou, desde agosto, 102,7% com a primeira dose, sendo que 81,5% estão com o esquema completo.
Toda a logística e infraestrutura da Secretaria de Estado da Saúde está preparada para o início imediato da campanha que irá proteger crianças contra o coronavírus, porém, São Paulo aguarda o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar a imunização.