Se mantiver o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias, São Carlos deve completar a vacinação da população com mais de 20 anos no dia 9 de novembro de 2022. O cálculo foi feito por um grupo de pesquisadores brasileiros que criaram um modelo matemático que fornece previsões para cada cidade brasileira.
A plataforma foi desenvolvida em uma parceria entre centros de pesquisa, como o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai/USP) e Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo os cientistas, mantendo o ritmo, a aplicação terminará em pouco mais de 542 dias na cidade, com base nos dados fornecidos até o domingo (16).
Os pesquisadores coletaram dados disponibilizados em plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS). O ritmo de vacinação entre primeiras e segundas doses se mantêm parelhos, com 337 primeiras aplicações/dia e 355 reforços/dia em São Carlos. (Veja a estimativa para outras cidades abaixo).
De acordo com o coordenador do laboratório, Krerley Oliveira, o objetivo do estudo não é prever o final da vacinação, até mesmo porque “é um processo muito dinâmico”. A campanha nacional de imunização tem enfrentado gargalos na distribuição de doses, com interrupções no fornecimento de ingrediente farmacêutico ativo, tanto para o Instituto Butantan, quanto para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“O nosso objetivo é entender os dados de vacinação para orientar os municípios com relação a problemas que podem ocorrer com a aplicação da segunda dose. Cada cidade tem um determinado número e precisa decidir se vacinar muitas primeiras doses ou deixa reserva para a segunda”, explica.
Com o planejamento dificultado pelo número de doses que chegam a cada semana, os gestores precisam ter atenção especial na logística, sem esquecer do reforço.
O professor salienta que os números da vacinação são “sensíveis” a diversos fatores, todos eles levados em consideração pelo estudo. Um deles é a duplicidade de cadastro na base de dados do SUS, problema resolvido pelo pente-fino feito pelos pesquisadores. A leitura ainda deve levar em consideração a própria vontade da população em ser vacinada e oferta de vacinas.
Estimativa de término por cidade
Descalvado: 485 dias 13 de setembro de 2022
Ribeirão Bonito: 540 dias 7 de novembro de 2022
São Carlos: 542 dias 9 de novembro de 2022
Araraquara: 584 dias 21 de dezembro de 2022
Dourado: 589 dias 26 de dezembro de 2022
Itirapina: 807 dias 1º de agosto de 2023
Ibaté: 926 dias 28 de novembro de 2023
Fonte: Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai/USP).