São Carlos (SP) começa a vacinar adolescentes com deficiência, doenças crônicas, gestantes e puérperas a partir de 12 anos nesta segunda-feira (23). A aplicação da segunda dose continua na cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os postos do Azulville e Redenção terão atendimento das 9h às 15h. Já as do Santa Felícia, São José e do Cidade Aracy, com atendimento das 13h às 17h, estarão aplicando na próxima semana tanto a primeira dose para adolescentes como a segunda dose dos demais grupos. Para a primeira dose serão distribuídas 100 senhas e para a aplicação da segunda dose serão 200 senhas por dia.
Todas as terças e quintas-feiras permanece o horário estendido, das 16h às 19h, nas UBSs do Cidade Aracy, Santa Felícia e Redenção. O horário especial é reservado para o atendimento de trabalhadores. Nesses locais é exigido a apresentação de crachá da empresa ou carteira de trabalho. Para esse horário serão distribuídas 150 senhas diariamente por unidade para vacinação tanto da primeira como da segunda dose.
Unidades com apenas segunda dose
Nas unidades de saúde da família (USFs) do Santa Angelina/Arnon, Zavaglia, Cruzeiro do Sul, Jockey/Guanabara, CDHU, Maria Stella Fagá com atendimento das 9h às 15h e no posto volante do Cidade Aracy (Igreja Guadalupe), com atendimento das 9h às 13h, somente será aplicada a segunda dose do imunizante com a distribuição de 200 senhas por dia.
Os postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi também estarão realizando exclusivamente a imunização de segunda dose com distribuição de 400 senhas por drive.
As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 30/08 já podem antecipar a imunização. Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.
As unidades fixas que estarão aplicando tanto a primeira como a segunda dose, também permanecerão imunizando pessoas dos grupos anteriores (17 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais, profissionais da educação, da saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).
O que levar
Para ser vacinado, o interessado deve fazer o cadastro no Vacina Já e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no site da Prefeitura. O comprovante de endereço é obrigatório.
Os adolescentes devem comparecer a vacinação acompanhado dos pais e levar preenchido e assinado o termo de assentimento. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente. A lista está no link.