Após reunião com o governo do Estado, São Carlos (SP) decidiu que vai continuar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem doenças crônicas. Na tarde desta quinta-feira (16), a gestão estadual acatou recomendação do Comitê Científico e informou a continuação da campanha, apesar da suspensão do Ministério da Saúde.
Com o posicionamento, a campanha de vacinação contra a Covid segue como está em São Carlos. O município realiza a aplicação de doses do imunizante da Pfizer em adolescentes e distribui as segundas e terceiras doses em outros grupos nos postos. Mais de 14 mil adolescentes receberam a primeira dose do imunizante e outros 3 mil deverão iniciar o esquema vacinal, totalizando os 17 mil previstos.
Ontem (15), portaria do Ministério da Saúde suspendeu em todo o país a vacinação de adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. A decisão causou surpresa à gestão estadual que publicou nota lamentando o posicionamento do governo federal.
Em nota, a administração estadual afirmou que “coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos é menosprezar o impacto da pandemia na vida deste público”.
“Três a cada dez adolescentes que morreram com Covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais”, declara.
O governo do Estado ainda disse que as diretrizes do Programa Nacional de Imunização chegaram “com atraso e descompassadas com a realidade estados, que em sua maioria já estão com a vacinação em curso”.