O governo do Estado confirmou nesta quarta-feira (5) o cronograma vacinal para as próximas semanas em São Paulo. Serão contemplados pacientes com comorbidades, grávidas, pessoas com deficiência e motoristas e cobradores.
Atualmente seguem sendo vacinados as pessoas com idades entre 60 e 62 anos. Em São Carlos a imunização é realizada de forma escalonada. Ao todo são 1,4 milhão de pessoas que receberão doses deste grupo.
No dia 10 de maio começará oficialmente o calendário vacinal para as pessoas com síndrome de Down, pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados, com idades entre 18 e 59 anos. O Estado calcula 100 mil pessoas destes grupos vacinais.
Em 11 de maio, começa a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos. Grupo com 100 mil pessoas, na estimativa da Secretaria de Estado da Saúde.
O Programa Estadual de Imunização (PEI) prevê para o dia 11 de maio o início da imunização de 30 mil pessoas com deficiência permanente, com idade entre 55 e 59 anos. E no dia seguinte, começa a vacinação de quem tem comorbidade em faixa etária de 55 a 59 anos.
Motoristas e cobradores também entram no cronograma de vacinação do Estado a partir de 18 de maio. São 165 mil pessoas beneficiadas, nos cálculos do governo.
“No dia de amanhã encerramos a primeira etapa e começamos a segunda fase do nosso cronograma de vacinação a partir do dia 11 de maio”, afirmou a coordenadora geral do PEI, Regiane de Paula.
Condições
De acordo com o governo do Estado, as grávidas precisam comprovar o estado gestacional com documentos como carteira de acompanhamento, pré-natal e laudo médico. No caso das puérperas, apresentar declaração de nascimento da criança. Também é necessário apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Para as pessoas com comorbidades é necessário apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Cadastros já existentes nas unidades de saúde vão poder ser utilizados, diz o governo do Estado.
No caso das pessoas com deficiência permanente é obrigatória a apresentação de comprovante de benefício de prestação continuada de assistência social (BPC).
Confira a lista de comorbidades:
– Insuficiência cardíaca;
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Síndrome coronariana;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e pericardiopatias;
– Doença da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Cardiopatias congênitas no adulto;
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão arterial resistente;
– Hipertensão arterial estágio 3;
– Hipertensão estágios 1 e 3 com lesão e órgão alvo;
– Doença Cerebrovascular;
– Doença renal crônica;
– Imunossuprimidos;
– Anemia falciforme;
– Obesidade mórbida;
– Cirrose hepática;
– HIV.