O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (20) a imunização contra Covid-19 para motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A imunização para esse público começa em 18 de maio.
Os trabalhadores do transporte representam cerca de 170 mil pessoas em todo o Estado. A decisão foi tomada após reunião que aconteceu na noite de segunda-feira (19), com representantes das categorias do transporte para discussão do pleito.
“O Estado entende que é importante imunizar os trabalhadores do transporte, não só pelos riscos que correm, mas, sobretudo, por serem essenciais no funcionamento da sociedade. Assim como fizemos com outras categorias, precisamos construir de forma coletiva este plano”, disse o secretário-executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro.
Durante a reunião, os representantes do Governo de SP ressaltaram também a importância do governo federal de viabilizar mais vacinas, não só para atender a estes segmentos, mas a todos os brasileiros.
Outros públicos
O governo estadual também incluiu pessoas com síndrome de down, pacientes transplantados imunossuprimidos e pacientes renais em terapia. O novo público, que deve ter entre 18 e 59 anos, entra no calendário vacinal a partir de 10 de maio e deve atender cerca de 120 mil pessoas.
“Esse é um grupo prioritário das comorbidades, por isso decidimos então abrir essas faixas etárias”, disse Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização (PEI).
Os trabalhadores do setor metroviário também vão ser contemplados com a vacinação contra a Covid-19 a partir de 11 de maio.