O número de pessoas que estão com a segunda dose da vacina atrasada em São Carlos aumentou 41,6% no período de nove dias. Segundo a Prefeitura de São Carlos, há 660 pessoas com o reforço atrasado na cidade, número que era 466 no dia 13 de abril.
A maior parte dos atrasados tinha data para a segunda dose marcada para abril. São 451 pessoas que deveriam ter comparecido aos postos de vacinação neste mês. Outras 165 doses deveriam ter sido aplicadas em março e 44 em fevereiro.
No caso de São Carlos, todas as pessoas que estão com o reforço atrasado tomaram Coronavac. Estimativa do Vacinômetro, ferramenta do governo do Estado que mostra em tempo real a quantidade de doses aplicadas, calcula que 83,6% da vacina do Butantan e 16,4% Oxford/Astrazeneca.
De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo para a realização da segunda dose varia conforme o imunizante usado. A Coronavac tem reforço aconselhado em quatro semanas e a vacina de Oxford/Astrazeneca, em 12 semanas.
Especialistas desaconselham que o atraso na vacinação da segunda dose e explicam que a imunização só é completada quando a pessoa recebe o reforço.
Segundo o vacinômetro, 46% dos vacinados em São Carlos já receberam a segunda dose. O número de atrasados representa 1,67% do total de vacinados em primeira dose.