A Secretaria Municipal de Saúde retoma nesta quinta-feira (11) a vacinação contra Covid-19 em profissionais liberais da área da saúde que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.
A vacinação vai até sexta-feira (12) e deve funcionar das 15h às 18h30, em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). (Confira os endereços das unidades de saúde aqui)
Nesta etapa, serão atendidos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, que ainda não foram imunizados.
Também poderão receber a vacina assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e trabalhadores auxiliares como recepcionistas e seguranças, além de trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, ou seja, todos que trabalham nos serviços de saúde.
As pessoas que se enquadram na ocupação de “cuidador” (Classificação Brasileira de Ocupações CBO sob o código 5162 -10), doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados também serão imunizados.
Documentação necessária
Para receber a vacina os profissionais devem imprimir e preencher antecipadamente o cadastro disponível no site do Comitê de Combate ao Coronavírus, preencher e entregar no momento da vacinação; realizar obrigatoriamente o pré-cadastro no site Vacina Já; além de documento oficial original recente com foto (RG, passaporte, carteira de motorista, documento de Conselho de Classe) e CPF.
Para comprovação da categoria profissional é necessário apresentar: documento de Conselho de Classe (original e cópia que ficará retida) e contrato de trabalho (original e cópia que ficará retida).
No caso da ocupação “cuidador” o CBO de registro profissional para cuidadores de idosos pode ser de acompanhante de idosos, cuidador de idosos institucional, cuidador de pessoas e dependentes gero-sitter.