Patrocinador:

Publicidade

tudo inovação

EPTV estreia Tudo Inovação neste sábado

O programa aborda de forma descomplicada o universo da Inovação e mostra a força tecnológica e empreendedora das regiões de abrangência da emissora

| Tudo inovação -

Leonardo Missio e Jéssica Nogueira, apresentadores do "Tudo Inovação", da EPTV. (Foto: Divulgação/EPTV)
 

 A EPTV estreia em maio o programa "Tudo Inovação". Serão quatro episódios exibidos aos sábados às 7h20, a partir do próximo dia 7. Os apresentadores, Jéssica Nogueira e Leonardo Missio, estarão à frente desta temporada, com reportagens com temas de inovação e empreendedorismo. 

Para desvendar esse universo, o programa destaca cases de sucesso, aborda de forma acessível os principais termos e conceitos que fazem parte do dia-a-dia dos novos negócios. Também vai trazer entrevistas com empreendedores e dicas de especialistas. 

O apresentador Leonardo Missio afirmou que o novo programa vai incentivar o empreendedorismo. "Ele vem para gerar, não apenas conteúdo, no sentido de informação, mas também para incentivar as pessoas a darem esse primeiro passo, de ter um empreendimento ou pensarem algo diferente e inovador. As pessoas vão ver que inovação e empreendedorismo andam lado a lado, se completam, e que existem ideias extraordinárias surgindo na nossa região", explicou. 

No Brasil o setor de inovação recebeu R$ 53 bilhões em investimentos no ano passado, e como parte deste novo e crescente mercado, repleto de oportunidades, destacam-se como referência as regiões de abrangência da EPTV - Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas Gerais. 

Vale destacar que Campinas é apontada como o maior polo de tecnologia da América Latina. Sede de 20 centros de pesquisa e desenvolvimento, foi o primeiro município brasileiro a aderir ao Marco Legal das Startups, instituído pela Lei Federal 182/2021, de 1º de junho de 2021, para atração destes novos modelos de negócios. Ao todo são quatro parques tecnológicos, com mais de 120 empresas instaladas, e abriga 32 das 500 maiores empresas do mundo na área de tecnologia da informação. 

Nas demais regiões os números também impressionam. Em Ribeirão Preto são cerca de 290 startups atuantes. No Sul de Minas Gerais são quatro startups no TOP 10 do ranking nacional das mais atrativas para investimentos de grandes empresas. Já São Carlos possui uma startup para cada 1.300 habitantes. 

Para a diretora do novo programa, Fabiana Teixeira, a inovação é um novo jeito de pensar soluções e criar um verdadeiro ecossistema. "O objetivo do programa é desvendar um universo que gera novas oportunidades, tanto na área tecnológica, quanto no surgimento de novos negócios, mas que também pode ter um viés social", afirmou. 

"A Inovação está sim muito ligada à novas tecnologias, mas não necessariamente precisa estar. É possível inovar dentro do mesmo negócio, criando e implantando novos modelos e soluções, como também pode ser uma iniciativa a ser aplicada em projetos sociais ou na gestão pública para gerar impactos positivos na comunidade, como é o caso da Ozipa Criativa em Campinas", explicou. 

Implantada no Parque Oziel, em Campinas, o projeto fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional a partir de metodologias criativas de empreendedorismo. 

A apresentadora do Tudo Inovação, Jéssica Nogueira, disse que a intenção é trazer a inovação para mais perto das pessoas, de forma mais acessível. 

"A gente distribuiu os temas por episódios para, aos poucos, fazer as pessoas entrarem nesse universo, entenderem que a inovação está em tudo, principalmente nos lugares populares, na periferia, em escolas públicas, e que elas também podem inovar, montar sua startup. E o diferencial é falar de tudo isso com leveza, de forma objetiva, apresentando modelos práticos, com bastante dicas e várias possiblidades".


Mais notícias


Publicidade