SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Às vésperas dos dias reservados ao Carnaval no calendário, que começa oficialmente neste sábado (13), resta aos foliões tirar a poeira da fantasia, o glitter do armário, ligar as caixas de som… e encontrar um lugar bem aconchegante no sofá de casa mesmo.
Se a expressão popular nos lembra que a esperança é a última que morre, enfim chegou a hora de aceitar que não tem mais jeito botar o bloco na rua, só no ano que vem. Tanto que, em São Paulo, o governador João Doria e o prefeito Bruno Covas, ambos do PSDB, cancelaram o feriado e os pontos facultativos da festa.
As expectativas para a folia eram altas. Este seria o Carnaval da revanche contra um ano de prisão em casa, a grande desforra contra a peste, como definiu Ruy Castro, em uma referência ao alalalô de 1919, ocorrido semanas depois do fim da devastadora gripe espanhola. Seria. Porque esta pandemia ainda não acabou.
Enquanto as expectativas para um futuro Carnaval que compense a clausura são alimentadas, a alternativa é ficar com uma programação virtual que atiça e consola os corações afastados da avenida.
Dá, por exemplo, para fazer uma imersão em realidade virtual nas ladeiras de Olinda ou para curtir o encontro inédito de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, em Salvador. Também é possível assistir à apresentação de Preta Gil, que recebe Alcione e Teresa Cristina, ou ver Mateus Aleluia cantando de dentro de uma igreja, como parte da programação do festival pernambucano Rec-Beat. Confira a seguir.
#CARNAVALBRAHMAEMCASA
Para compensar a ausência de seus disputados camarotes nos desfiles das escolas de samba, a marca investe em combinações musicais inéditas que se apresentam diretamente do Sambódromo, palco do Carnaval paulistano. No sábado (13) e no domingo (14), unem forças nomes como Matheus e Kauan e Os Barões da Pisadinha, além de Zeca Pagodinho e a dupla Zé Neto e Cristiano. Fora isso, os melhores momentos de 28 desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro, que marcaram diferentes carnavais, são relembrados na programação da TV Globo e quem está em casa poderá escolher, por votação, quais são as escolas campeãs da nostalgia do feriado.
Shows: Sáb. (13), das 14h às 16h em youtube.com/bercoeletrico. Desfiles: TV Globo. Sáb. (13), após o Altas Horas. Dom. (14), após o Big Brother Brasil
BERÇO ELÉTRICO
Dedicado aos pequenos foliões, o bloco paulistano promove neste sábado (13) uma live para animar crianças e adultos. No repertório, além das marchinhas tradicionais, há hits infantis, do axé e dos anos 1980 e 1990, em duas horas de apresentação. Também é possível ver, no canal do grupo no YouTube, a animação “A Turma do Berço”, que explica por que o Carnaval sumiu.
Sáb. (13): 14h às 16h, em youtube.com/bercoeletrico
BLOCO DA ANITTA
Pra tombar com o Big Brother, a cantora Anitta se junta a nove amigos em uma ilha deserta, onde gravam um reality baseado em provas e desafios e com transmissão online. É nesse contexto que, no domingo (14), a patroa comanda um bloco carnavalesco junto a seus convidados.
Dom. (14): a partir das 17h, em youtube.com/anitta e instagram.com/beatsoficial
CARNASAMBA COM BLOCO ÁGUA ARDENTE
É com sambas-enredos históricos que todo bom folião tem na ponta da língua que as Fábricas de Cultura vão contar a história do Carnaval paulistano no “CarnaSamba”, evento que convida o bloco Água Ardente. Na programação, também aparecem o lançamento de um minidocumentário do rapper Edgar e shows de nomes como Talita Cabral e Jarbas Mariz, por exemplo.
CarnaSamba: ter. (17), a partir das 17h em youtube.com/c/fabricasdeculturavideos/videos. Programação completa das Fábricas de Cultura: poiesis.org.br/maiscultura
CARNATINDER
Na falta dos bloquinhos onde o flerte pode rolar solto, o aplicativo de paquera Tinder teve que transformar a Cidade Alta, universo fictício do game GTA, na nova sede oficial dos famosos matches. Por lá, os foliões poderão criar um avatar e passear virtualmente por uma mansão, curtir festas com DJs e grupos carnavalescos como o Monobloco e assistir a shows de Léo Santana, Luísa Sonza e Giulia Be. Tudo com os celulares conectados diretamente ao aplicativo para facilitar o papo e os encontros virtuais, é claro.
Dom. (14) a ter. (16): a partir das 20h30 em twitch.tv/loud_coringa, twitch.tv/loud_voltan, twitch.tv/loud_gs, twitch.tv/loud_mob, twitch.tv/loud_babi e twitch.tv/anaxisde ou nos canais dos artistas no YouTube
CARNAVAL DA ESPERANÇA
Os foliões mais novos são contemplados com a mostra virtual “Peraltagens”, que transmite sua contação de histórias para o público infantojuvenil diretamente da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. Na lista de contos, aparecem autores de várias partes do mundo e brasileiros renomados, caso de Graciliano Ramos e Ana Maria Machado.
Sáb. (13) e dom. (14): 11h (até 28/2), em youtube.com/user/tapetescontadores
CARNAVAL DE TODOS OS TONS
Apesar de ser sediado em Recife, parte da programação deste evento também é online e acessível a todo país. Organizada pela Fundação Joaquim Nabuco, uma das atividades promovidas é uma série em realidade virtual no YouTube que permite ao público fazer uma imersão no tradicional e disputado Carnaval de Olinda. Também há uma seleção de filmes de temática carnavalesca disponível no site da Cinemateca Pernambucana para aquecer os corações saudosos de folia.
Cinemateca Pernambucana na Folia, até qua. (17), em cinematecapernambucana.com.br. Carnaval de Olinda em 360º em youtube.com/FundacaoJoaquimNabuco
DANIELA MERCURY
A cantora baiana, que anualmente encerra o Carnaval com uma multidão de pessoas acompanhando seu bloco pelas ruas paulistanas, não abandona a tradição e recorre ao formato das lives nesta sexta-feira, dia 12, com o show “Carnaval Virtual da Rainha”. Diretamente de sua casa em Salvador, onde passa a quarentena, ela canta clássicos como “Faraó” e não deixa de fora do setlist o lançamento recente “Quando o Carnaval Chegar”, parceria com Gal Costa.
Sex. (12), a partir das 20h30 em instagram.com/danielamercury ou youtu.be/YoRGixYVj8U
MINHOQUEENS
O famoso bloco LGBT que ganha as ruas de São Paulo anualmente toma agora as redes com três dias de programação. O festival gratuito conta com shows, DJs, performances de drag queens, debates e mostra fotográfica. Entre as presenças que serão recebidas pelas apresentadoras Mama Darling e Alexia Twister aparecem as cantoras Pepita e Kaya Conky.
Sábados (13, 20 e 27): 16h e 20h. Grátis. É necessário reservar acesso em bit.ly/festivalminhoqueens
PRETA GIL
É diretamente do Morro da Urca, conhecido ponto turístico do Rio de Janeiro, que a cantora comanda seu baile virtual nesta sexta-feira (12). Ao contrário do seu Bloco da Preta, que desfila todos os anos por Rio e São Paulo e costuma reunir multidões durante o Carnaval, desta vez tudo é virtual. O evento deste ano vai contar com as participações remotas de Péricles, Bell Marques e da banda Jota Quest. Já no domingo (14), Preta é acompanhada de nomes como Alcione e Teresa Cristina para um show que arrecadará doações para catadores de latas e vendedores ambulantes.
Sex. (12): a partir das 18h, p/ canal da SulAmérica no YouTube. Dom. (14): a partir das 14h, em youtube.com/user/pretagiloficial
REC-BEAT
O festival de música, que há 25 anos monta um palco em uma rua histórica do centro antigo do Recife durante o período de Carnaval, precisou se adaptar para acontecer em formato online neste ano. Mas a programação segue ocupando lugares simbólicos. No domingo (14), o evento apresenta cinco horas de música com convidados cantando em pontos importantes da capital pernambucana e de São Paulo. O Marco Zero, no Recife , recebe um show da SpokFrevo Orquestra. Já a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no centro da capital paulista, sedia a apresentação de Mateus Aleluia, que fez parte do trio baiano Os Tincoãs. O lineup ainda tem Luiza Lian na escadaria do Theatro Municipal paulistano, a banda O Terno no viaduto Santa Ifigênia, Ilú Obá de Min no largo do Paissandu e outras atrações online e gratuitas.
Dom. (14): a partir das 15h em youtube.com/recbeatfestival
SÃO LUIZ DO PARAITINGA
O Carnaval da cidadezinha do interior paulista também teve que rebolar para adaptar a sua programação. O tradicional Festival de Marchinhas, que abre os trabalhos carnavalescos a partir de janeiro, ganhou ares tecnológicos e é transmitido entre esta sexta (12) e terça (16) virtualmente.
Sex. (12): 19h e 21h. Sáb. (13): 11h, 17h e 21h. Dom. (14) a ter. (16): 11h, 19h e 21h em facebook.com/crescenteproducoes ou bit.ly/vivaprod
FESTIVAL TÔ ME GUARDANDO
A iniciativa da prefeitura paulistana para manter a programação carnavalesca da cidade promove 380 atividades até o fim de fevereiro. Na extensa lista de eventos, há a tradicional apresentação do grupo afro Ilú Obá de Min, que abrirá o carnaval online nesta sexta -feira (12) agora, o cortejo que ocorre todos os anos será feito a partir de projeções e vídeos. O evento conta também com transmissões de blocos como Pilantragi, Desculpa Qualquer Coisa e Besta É Tu, além de uma instalação criada pelo Explode Coração, que fecha duas ruas próximas ao Theatro Municipal para simbolizar a ausência dos foliões. Já o “Carnaval no Pote” distribui mil potes para a confecção de adereços carnavalescos em bairros vulneráveis da cidade.
De sex. (12) a dom. (28), nos canais dos artistas no YouTube. Programação completa em bit.ly/MeGuardando
O TRIO
Ivete Sangalo e Claudia Leitte, duas rainhas do Carnaval, se reúnem, pela primeira vez, em show quem completa o trio que batiza o nome do espetáculo é o público, que assiste a tudo de casa. Transmitida diretamente de Salvador, a live será exibida no canal Multishow e no YouTube.
Sáb. (13): a partir das 17h30, em youtube.com/IveteSangalo e youtube.com/ClaudiaLeitte
TROVADORES URBANOS
Conhecido por promover serenatas , o grupo oferece uma live neste domingo (14). Ao som de marchinhas históricas, os Trovadores criam um baile de máscaras que resgata o clima dos carnavais de outros tempos.
Dom. (14): a partir das 18h, em facebook.com/trovadoresurban ou youtube.com/user/trovadoresoficial