Um novo aplicativo lançado pela Embrapa Amazônia Oriental, em parceria com a Equilibrium Web, tem como objetivo ajudar produtores no manejo de açaizais nativos na Amazônia. O Manejatech-açaí é uma ferramenta digital que facilita a aplicação da tecnologia de manejo de mínimo impacto, que concilia a produção de frutos com a conservação da biodiversidade.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e funciona em celulares e tablets com sistema Android, mesmo sem acesso à internet. Ele conta com uma interface intuitiva e permite que os usuários registrem todas as etapas do manejo, desde o inventário até a comercialização da produção.
O inventário é a primeira etapa do manejo e é fundamental para determinar a proporção adequada entre touceiras de açaizeiro e outras espécies florestais. O Manejatech-açaí permite que o usuário faça o registro das plantas presentes na área a partir de uma lista de espécies identificadas pelo nome comum.
Com base nos dados do inventário, o aplicativo calcula a intervenção necessária para atingir a proporção recomendada. Essa intervenção pode incluir o corte de árvores ou touceiras de açaizeiro, mas a escolha das espécies a serem suprimidas fica a cargo da comunidade local.
LEIA TAMBÉM
Saiba quando vai acontecer o pico do El Niño
Açaí aparece entre as 10 melhores e as mais populares frutas do mundo
A Embrapa recomenda que, para cada hectare de açaizais nativos, haja 400 touceiras de açaizeiro bem distribuídas e 250 indivíduos de outras espécies florestais. Essa proporção é importante para garantir a manutenção da biodiversidade e da produtividade dos açaizais.
“As raízes do açaizeiro são muito eficientes para absorver os nutrientes nas camadas superficiais do solo, mas elas precisam da interação com as árvores para acessar os nutrientes das camadas mais profundas”, explica o engenheiro florestal José Leite, da Embrapa. “Sem essa interação, o açaizeiro acaba esgotando os nutrientes do solo e a produtividade cai”, complementa.
O Manejatech-açaí também permite que os usuários registrem a produção e comercialização do açaí manejado. Essa informação é importante para acompanhar o desempenho da atividade e avaliar os resultados do manejo.
O aplicativo é uma ferramenta valiosa para os produtores de açaí que desejam conciliar a produção com a conservação da biodiversidade. Ele é fácil de usar e pode ajudar a melhorar a eficiência e a sustentabilidade do manejo de açaizais nativos.
Para baixar o aplicativo, acesse este link aqui.
LEIA MAIS
Privatização da Sabesp: a conta de água pode ficar mais cara?