O governo definiu nesta semana as diretrizes do Plano Safra 2025/26. O incentivo tem como principal objetivo oferecer crédito e incentivos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileira.
Como ficou o Plano Safra 2025?
O Ministério da Agricultura afirma que o próximo ano-safra, que vai de 1º de junho de 2025 a 30 de maio de 2026, deve contar com um Plano Safra recorde, superior ao do ano anterior. Foram R$ 15,03 bilhões investidos na temporada 2024/25.
No entanto, o relatório final do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) 2025, votado pelo Congresso na quinta-feira (20) não prevê um reforço nos valores destinados a essas operações pelo Tesouro Nacional, ou seja, o valor deve permanecer igual.
A situação acontece em decorrência do aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros Selic, que saltou para 14,25% ao ano.
LEIA MAIS
Como funciona o empréstimo consignado para CLT?
O que é o Plano Safra?
O Plano Safra é um programa do Governo Federal que tem como finalidade fornecer recursos para o financiamento da atividade agrícola no Brasil.
O programa é destinado a todos os tipos de produtores rurais. No entanto, o Plano Safra prioriza e concentra seus esforços em pequenos e médios produtores.
Ele foi criado em 2003 para contribuir com o investimento e custeio de produções agrícolas, sendo a principal fonte de incentivo ao produtor brasileiro e reunindo um conjunto de políticas públicas que abrangem serviços tais como
- Assistência Técnica e Extensão Rural
- Crédito rural
- Seguro da produção
- Garantia de preços
- Comercialização
LEIA TAMBÉM