O 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras acontecerá entre 22 e 25 de outubro, na cidade de Franca (SP), no Hotel Dan Inn. O evento anual espera receber 500 convidados, de técnicos à pesquisadores, além de produtores e lideranças de cooperativas.
Esse evento acontece sob organização da Fundação Procafé, Consórcio Pesquisa Café/EMBRAPA-CAFÉ, Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, UNIUBE (Universidade de Uberaba) e UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Objetivos
O congresso tem por objetivo realizar a apresentação e discussão das práticas tecnológicas que estão sendo pesquisadas no setor cafeeiro, que podem ser aplicadas para inovar. Alguns temas que se destacam são:
- Novas variedades de café
- Sistemas de poda eficientes
- Uso racional de produtos químicos
- Práticas de cafeicultura regenerativa
Nos quatro dias, as discussões também levarão em conta aspectos socioeconômicos, estiagem e irrigação e muitos outros.
Os trabalhos apresentados são extremamente diversificados, permitindo que cada participante encontre temas de seu interesse, desde técnicas de irrigação até novas variedades de café adaptadas a diferentes regiões do Brasil
afirmou José Braz Matiello, coordenador do congresso
LEIA MAIS
Impacto do greening na citricultura; entenda
Incêndios florestais: prática pode prejudicar a safra de cana
Programação
No total, cada dia contará com cerca de 40 – 50 apresentações, com pesquisadores desses seis estados:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Paraná
- Roraima
- Bahia
Para conduzir temas específicos, também haverá seminários de especialistas. Serão centenas de trabalhos apresentados oralmente no evento, além do livro que contará com 400 trabalhos.
Esse congresso se destaca como uma oportunidade única para a troca de conhecimentos entre instituições de pesquisa de várias regiões do país, consolidando-se como um importante ponto de encontro para o setor cafeeiro nacional
ressaltou Matiello
LEIA TAMBÉM