O pistache tem sido, sem dúvidas, o queridinho das tendências gastronômicas nos últimos tempos. A semente pequena, com um pigmento verde vibrante e sabor marcante pode ser usado de maneira versáteis, desde biscoitos saudáveis até sobremesas mais sofisticadas.
Cada forma de preparo tem sua vantagem e pode ser mais ou menos atrativa dependendo do gosto de cada pessoa, no entanto, é fato que seu consumo pode oferecer muitos benefícios. Confira alguns deles:
Quais os benefícios do pistache?
O pistache é rico em gorduras boas, antioxidantes, minerais, fibras e vitaminas, a exemplo do pigmento vegetal luteína, o carotenoide e a antocianina. Essa composição pode oferecer os seguintes benefícios:
- Controle do colesterol
- Regulação da pressão arterial
- Controle da diabete
É válido lembrar que a maior parte desses resultados estão associados a um consumo regular da semente. Além deles, uma pesquisa da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Universidade Tufts descobriu que o consumo de pistache pode auxiliar na saúde ocular, aumentado a densidade óptica do pigmento macular, dado que a luteína e o carotenoide possuem propriedades que protegem os olhos contra raios ultravioletas do sol e a luz azul emitida por aparelhos.
LEIA MAIS
Por que o crédito do Plano Safra foi suspenso?
Você sabe qual é a fruta mais consumida no mundo?
De onde vem o pistache?
O pistache é originário da Ásia, mas encontrou nos Estados Unidos, Irã e Turquia os principais polos de produção, sendo esses países responsáveis por cerca de 75% do mercado global. (leia mais aqui)
LEIA TAMBÉM