*Por: Marina Fávaro
Comemoramos hoje o Dia Internacional do Café, que foi estabelecido pela Organização Internacional do Café (OIC). Além de ser uma homenagem a uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no Brasil e no mundo, a data reflete sobre o papel dos cafeicultores, as tradições que envolvem a produção do café e o impacto socioeconômico da bebida. Para celebrar a data, que tal um roteiro temático para conhecer mais sobre o café: da plantação até a xícara?
FAZENDA TOZAN
Fundada em 1927, a Fazenda Tozan está localizada em Campinas. É um passeio que possui roteiros para piqueniques, pôr-do-sol, grupos escolares e ensaio fotográfico. Mais informações, você pode encontrar no site.
PAIOL CAFÉ BOUTIQUE
Localizada em Três Pontas, no sul de Minas Gerais, o Paiol é um espaço que preserva a história e a tradição da família Chaves de Brito. Os visitantes podem conhecer a lavoura e os processamentos dos cafés. Você pode encontrar mais informações no site.
LEIA MAIS
Conheça outras 5 frutas híbridas
Produção de café sofre redução por causa do clima
FAZENDA SANTA QUITÉRIA
Hoje, a Fazenda Santa Quitéria, que está localizada em Cambuquira, a mais de 1200 metros de altitude na Serra da Mantiqueira de Minas, abriga a quinta geração de cafeicultores. Ao visitar a fazenda, você pode conhecer da lavoura a degustação dos cafés. Mais informações, você pode encontrar no site.
CAFÉ SEIVAL
Localizado em Baependi, no sul de Minas, a visitação é dividida em três momentos. No primeiro, o visitante conhece desde a plantação até o empacotamento do produto, contando com uma degustação. No segundo momento, acontece uma aula sobre como plantar e preparar um bom café e as diferentes torras. Por último, os participantes têm a oportunidade de comprar os cafés e os produtos que são produzidos a partir dele. Mais informações, você encontra aqui.
*Sob supervisão de Virgínia Alves
LEIA TAMBÉM