13 de outubro de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Do que é feita a tequila?  

Entenda como é o processo de fabricação da bebida que nasceu no coração do México e carrega o calor do deserto

O processo de produção da tequila começa com a colheita da piña (Foto: Pixabay)

*Por: Marina Fávaro

“Arriba, abajo, al centro y adentro!”. É assim que começa o ritual para apreciar a tequila, uma bebida alcoólica destilada que tem a origem no coração do México e carrega o calor do deserto. Mas qual é, afinal, a matéria-prima para a produção da tequila?  

É a agave (azul ou de Weber), uma planta suculenta nativa das regiões áridas do México e do sul dos Estados Unidos. É conhecida pelas longas folhas pontiagudas e pela capacidade de armazenar água. “A tequila é a cachaça da agave”, brincou o pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Gonçalo Pereira.  

O processo de produção da tequila começa com a colheita da piña (o coração/ miolo da agave), que é rica em açúcares. As piñas são cozidas com o calor do vapor dos fornos de tijolos ou das autoclaves de aço inoxidável em que são depositadas; depois elas são trituradas e enxaguadas para separar o líquido das fibras. Esse líquido, que é rico em açúcares, é fermentado por alguns dias com leveduras naturais. É nesse processo que os açúcares são transformados em álcool. 

LEIA MAIS

Qual o melhor queijo artesanal de MG?

Colostro bovino e o seu poder na suplementação humana 

O líquido fermentado possui baixo teor alcoólico e, por isso, ele é destilado. Além disso, a destilação, que pode ser feita em alambiques ou colunas de destilação, garante a pureza do produto consumido. Depois disso, a bebida é engarrafada e, enfim, comercializada mundo a fora.  

- Publicidade -

Dependendo do tipo de tequila, a bebida pode ainda ser envelhecida em barris de carvalho, com o objetivo de desenvolver sabores mais complexos com notas de baunilha e caramelo. A agave demora de cinco a dez anos para atingir a maturidade: quanto mais madura, mais açúcares produz, o que resulta em uma tequila mais saborosa.  

Segundo Fábio Raya, que é pesquisador da Unicamp, são necessários de 4 a 5 quilos de piña para produzir 1L de tequila.  

LEIA TAMBÉM

Nova cultivar de trigo é adaptada a regiões mais quentes 

- Publicidade -

*Sob supervisão de Virginia Alves

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress