- Publicidade -

Governo confirma estado de emergência zoossanitária no país

Decisão vale por 180 dias e decreto foi feito na noite desta segunda-feira (22); saiba mais sobre a doença

compartilhar

 

O Ministério da Agricultura publicou, na noite desta segunda-feira (22), em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria 587, que confirma a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo território nacional. A decisão vale por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil. A decisão foi antecipada mais cedo pelo Broadcast Agro.

- Publicidade -
- Publicidade -

A Portaria também prorroga, por tempo indeterminado, a vigência da Portaria 572, de 29 de março de 2023, que estabelece medidas preventivas contra o ingresso e a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) divulgou nota mais cedo, conforme noticiou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na qual afirma que a medida adotada pelo Ministério da Agricultura já era “prevista e amplamente discutida” com o setor produtivo.

Para a ABPA, o único propósito da portaria é a “desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação”.
 

 

- Publicidade -
- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Líder da FPA critica Lula: “se distancia de quem gera renda” 

Expocafé fecha edição de 2023 com balanço positivo

 

- Publicidade -

 

VACINA EM DESENVOLVIMENTO PELO BUTANTAN

De acordo com informações da Agência Brasil, o Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária. Segundo o instituto, os testes estão sendo realizados com cepas vacinais que foram cedidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o primeiro lote já está pronto para o início dos testes pré-clínicos, ou seja, testes em laboratório.

- Publicidade -

O Butantan informou que a vacina começou a ser desenvolvida devido à preocupação de que ela possa se tornar uma nova pandemia. “A gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia, daí a mobilização da instituição, que se iniciou em janeiro deste ano”, disse o instituto, em nota.

INFLUENZA AVIÁRIA

A H1N5 (Influenza aviária) é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão da doença ocorre pelo contato com aves doentes, vivas ou mortas. O vírus não infecta humanos com facilidade, mas o aumento de casos recentemente deixou as autoridades sanitárias do mundo todo em alerta.

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), as infecções deste vírus em humanos têm sido pouco frequentes. Mas sempre que o vírus da gripe aviária circula entre as aves, como alertou o Ministério da Agricultura do Brasil na semana passada, quando confirmou os primeiros casos de gripe aviária em animais no país, há um risco de casos humanos esporádicos.

Em humanos, a gripe aviária pode ser grave, com alta taxa de mortalidade. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada, ou seja, por enquanto, o vírus não se espalha facilmente de pessoa para pessoa.

Neste final de semana, o Ministério da Saúde descartou a suspeita de gripe aviária que teria acometido um funcionário do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo. No local, foi encontrada uma ave com a doença.

*Com informações de Agência Estado e Agência Brasil 

 



LEIA MAIS

Primeiro-ministro da Espanha prega uso da ‘tolerância zero’ contra racismo

- Publicidade -
Anthony Teixeira
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.

Leia mais

Quem são os técnicos de enfermagem que assassinaram pacientes no Hospital Anchieta?

Técnicos de enfermagem presos por causar a morte de pacientes no Hospital Anchieta tiveram as identidades reveladas; confira

SEGA e REALM anunciam audiodrama de Sonic the Hedgehog

“Sonic the Hedgehog Presents: The Chaotix Casefiles” é o primeiro audiodrama e chega será lançado em 27 de janeiro de 2026

Grêmio x Cruzeiro: saiba onde assistir à semifinal da Copinha

Grêmio e Cruzeiro disputam vaga na final da Copinha em Taubaté; confira os detalhes dessa partida

- Publicidade -

- Publicidade -