O greening é uma das doenças mais destrutivas e prejudiciais à citricultura. A bactéria é conhecida por afetar os pomares, fazendo com que novas árvores deixem de produzir, enquanto as que estão em produção começam a definhar.
Impacto do greening na citricultura; entenda
Em 2023, cerca de 38% de laranjeiras na região de São Paulo e no Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais foram afetadas pela doença. Neste ano, as altas temperaturas estão contribuindo ainda mais para o impacto na produção cítrica.
O vice-presidente da ABCM, Antônio Carlos Simonetti, explica que a seca prolongada está deixando os produtores sem água e em um cenário difícil.
LEIA TAMBÉM
Incêndios florestais: prática pode prejudicar a safra de cana
Para onde vai a citricultura brasileira?
Ele também explica um pouco mais sobre o assunto e conta que, atualmente em Aguaí, as frutas estão muito pequenas e, quando a chuva chegar, deverão rachar e cair do pomar.
Ele também destaca a preocupação com o cenário no momento. Confira o vídeo abaixo:
Metodologia habilita pequenos estabelecimentos a classificar café
Os pesquisadores da Embrapa realizaram a adaptação para o produto da metodologia PDO (Perfil Descritivo Otimizado), visando tornar acessível para pequenos produtores e empresários conseguirem avaliar a qualidade do café.
Com a adaptação, os resultados se formam mais rápidos, de maneira simples, para que pequenos estabelecimentos e consumidores de café possam usufruir da metodologia.
Sônia Celestino, uma das responsáveis pela pesquisa, expõe que a intenção é de suprir a demanda de diferentes instituições, como centros de pesquisa, fazendas, universidades e cooperativas.
LEIA MAIS