15 de julho de 2025
- Publicidade -
EP Agro

Por que algumas orquídeas não são plantadas na terra? Entenda a importância do substrato ideal

*Por: Luana da Fonte Você sabia que algumas variedades de orquídeas não são plantadas diretamente na terra como a maioria das outras plantas? No caso delas, o cultivo exige um cuidado especial, com o uso do substrato adequado, que imita o ambiente natural onde essas flores crescem, os troncos e galhos das árvores. Segundo Ricardo […]

Para simular os troncos das árvores, os produtores utilizam materiais com o intuito de simular as cascas de árvores, tentando garantir fixação, sustentação e arejamento (Foto: Pixabay)
- Publicidade -

*Por: Luana da Fonte

Você sabia que algumas variedades de orquídeas não são plantadas diretamente na terra como a maioria das outras plantas? No caso delas, o cultivo exige um cuidado especial, com o uso do substrato adequado, que imita o ambiente natural onde essas flores crescem, os troncos e galhos das árvores.

Segundo Ricardo Vieira, coordenador de qualidade da Veiling, o substrato é um composto utilizado para fornecer condições ideais para a planta se desenvolver. “Substrato é o composto utilizado para fornecer as condições para a planta fixar suas raízes e dar sustentação e fornecer nutrientes e água. Para as Orquídeas o substrato tem a função principal de dar sustentação e de não deixar ter o acúmulo de água nas raízes”, explica Vieira.

LEIA MAIS

Início do inverno: como a estação mais fria do ano impacta as lavouras
Você já pensou em ter um pet não convencional? Eles estão conquistando famílias Brasil afora

Grande parte das orquídeas cultivadas comercialmente são epífitas, ou seja, crescem sobre árvores na natureza, é o caso da popular Phalaenopsis, que usa suas raízes para se prender aos galhos. Por esse motivo, o cultivo direto na terra não é recomendado, “suas raízes precisam receber luz, por isso não podem ser plantadas em substratos como terra vegetal ou terra comum”, destaca o coordenador.

Para simular os troncos das árvores, os produtores utilizam materiais com o intuito de simular as cascas de árvores, tentando garantir fixação, sustentação e arejamento. Vieira explica que “por isso é utilizado na maioria das vezes a casca de pinus e o chip de coco, onde elas vão se fixar e não vão sufocar as raízes a ponto de impedir a passagem de luz”.

Entretanto, o tipo de substrato ideal pode variar conforme a espécie. “A orquídeas phalaenopsis usa casca de pinus e chip de coco, a orquídea vanda não usa substrato, vem em cesta vazada e as orquídeas oncidium usam uma mistura de casca de pinus, chip de coco e outros”, esclarece o coordenador.

- Publicidade -

Quanto à manutenção, não há necessidade de troca frequente. “Para a maioria das orquídeas, não é necessário fazer a troca de substrato. Caso queira, a cada dois anos e após a florada.”

Além disso, o ambiente natural das orquídeas precisa ser reproduzido em casa ou nas estufas. Essas flores tropicais não toleram temperaturas muito baixas, luz solar direta ou correntes de ar, porque podem causar abortamento de suas flores e queima de suas folhas. “Como são plantas de regiões tropicais e subtropicais e crescem embaixo de árvores onde tem a proteção da luz direta do sol e protegidas do vento, ela não tolera a luz direta do sol, a temperaturas baixas”, afirma Vieira. 

*Supervisionado por Virginia Alves

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Palmito pupunha ou real: entenda as diferenças antes de escolher o seu

Compartilhe:

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress