- Publicidade -

Ministério da Agricultura e Pecuária registra novos defensivos agrícolas para controle de pragas

Foram registrados mais de 45 produtos, em que 15 são de baixo impacto; veja quais pragas eles podem combater

compartilhar

O Ministério da Agricultura e Pecuária registrou mais de 45 defensivos agrícolas para controle de pragas. A medida foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União, e os produtos devem ficar disponíveis em breve para os agricultores.

Do total registrado, 15 são de baixo impacto, de acordo com publicação da pasta. Entre os novos registros, há produtos biológicos e químicos, que podem atuar no controle de pragas nas culturas de cana-de-açúcar, algodão, feijão, abacate, café, milho, soja, entre outros.  

 

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Plantações brasileiras de cana-de-açúcar contaminam menos do que se pensava 

No Pé do Café: saiba tudo sobre pulverização

- Publicidade -

  

PRODUTOS BIOLÓGICOS

Entre os biológicos, destaca-se o registro de um produto a base da mistura de Paenibacillus azotofixans; Bacillus subtilis; Bacillus licheniformis e Bacillus circulans recomendado para controle dos nematóides Macrophomina phaseolina, Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica e do fungo Rhizoctonia solani. Essas são pragas de solo que afetam várias culturas.

Outro defensivo de baixo impacto registrado hoje é a base de Priestia megaterium, recomendado para o controle de Pratylenchus zea, nematóide de grande importância para a cultura do milho, mas afeta também outras culturas como a cana-de-açúcar, algodão e feijão.

Para os produtores de abacate, foi registrado um produto a base de (Z)-9,13-TETRADECADIENAL, feromônio sexual para controle de Stenoma catenifer, que é uma praga específica dessa cultura. Ele é interessante para produtores de CSFI (Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente), também conhecidas como minor crops, que normalmente possuem poucos ativos específicos registrados.

Ainda no registro de produtos de baixo impacto, a publicação traz um regulador de crescimento a base de Bacillus aryabhattai CBMAI1120 + Bacillus haynesii CCT7926 + Bacillus circulans CCT0026. O modo de ação desse produto é ativando a planta por meio dos compostos biológicos presentes na formulação.

- Publicidade -

PRODUTOS QUÍMICOS

Já em relação aos produtos químicos, a inovação se dá pelos primeiros registros com o ativo Fluindapyr no Brasil. Ao todo, são quatro defensivos que possuem o fungicida e nematicida do grupo pirazol-carboxamidas (pyrazole-carboxamides), já registrado nos Estados Unidos e em fase de registro na União Europeia. Esses produtos serão mais uma ferramenta que os produtores poderão utilizar para o controle de pragas no campo nas culturas do amendoim, café, feijão, milho e soja.

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, “o registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira”.

A pasta ainda assegura que todos os novos defensivos agrícolas foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

 

LEIA MAIS  

Primeiro avião da FAB com brasileiros resgatados em Israel chega ao Brasil

Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

Leia mais

Você teria um galo de estimação? Conheça quem tem e não se arrepende

O tutor conta como um encontro inesperado se transformou em conexão com o galo

Red Dead Redemption chega para nova geração de dispositivos

Game que iniciou a franquia de Velho Oeste chega para Netflix, iOS, Android, PS 5, Xbox Series e Nintendo Switch 2 em 2 de dezembro

Assassin’s Creed ganha celebração gastronômica temática

Entre 19 e 30 de novembro, o restaurante Xepa servirá pratos inspirados na franquia e receberá uma exposição de trabalhos artísticos

- Publicidade -

- Publicidade -