A primavera já começou e, com ela, as chuvas vieram. Isso significa que o clima está favorável para as lavouras. Mas, mesmo assim, é necessário se ater aos cuidados ideais. Um desses cuidados é com a desfolha das copas dos cafeeiros.
De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, prestar atenção na quantidade de folhas que cobrem o cafeeiro é um passo importante para garantir a produtividade.
“A desfolha acontece devido à seca prolongada, do frio intenso, do ataque do bicho mineiro e, também, de máquinas colhedoras mal reguladas”, explica.
Assista ao comentário do especialista abaixo sobre a desfolha:
LEIA TAMBÉM
Você já sabe a importância da tecnologia na lavoura de café?
Entenda o que ocasiona no atraso da colheita de café
LAVOURA DESFOLHADA
Para que o fruto possa aparecer, o cafeeiro precisa produzir flores. Se os galhos estiverem expostos e sem folhas, a produtividade, matematicamente, caí.
Segundo Rennó, o “start” pode ser o grande salvador das lavouras nesta época do ano. O especialista explica que este é um fenômeno que vem com a chuva e faz com que as folhas apareçam após o longo período de seca.
No entanto, apenas as chuvas não bastam. A terra precisa ser constantemente nutrida corretamente. O boro, por exemplo, é um dos micronutrientes mais recomendados para a nutrição dos cafeeiros.
Com o cuidado necessário, o produtor pode se surpreender com a colheita.
“Esse é um caminho para conseguir até cinco sacas de café por hectare”, explica Rennó.
LEIA MAIS
Aprenda, com Zé Almiro do ‘Churrasqueadas’, como fazer uma costela na cerveja
*Com supervisão de Rafael Peixoto