Existe uma regra na cafeicultura: não se deixa o pé macho vivo. Isso porque essas são plantas que não produzem os frutos de café.
De acordo com o cafeicultor Edmo Inácio Ribeiro, o café macho precisa ser eliminado caso o produtor almeje a lucratividade e a produtividade.
“A gente que já tem uma prática de muitos anos, sabemos identificar que o pé é macho só de ver”, diz.
Assista ao vídeo abaixo para entender como identificar o pé de café:
VEJA MAIS
Entenda o que ocasiona no atraso da colheita de café
Aprenda a lidar com a lavoura com as copas desfolhadas
PÉ MACHO
O produtor pode identificar o pé de café através da folha. Para saber exatamente se a planta é macho, basta se ater às “veias” dela. Caso elas estejam em evidência e com cor mais forte é porque se trata de um café macho.
“A veinha aparece mais. A nervura é diferente, coisa que a outra não tem”, explica Ribeiro.
Além disso, as plantas do café macho têm espessura mais finas que as plantas fêmeas. Esses detalhes precisam ser levados em conta quando o produtor estiver verificando a lavoura.
SEGREDO DOS RIBEIROS
Para ter uma lavoura homogênea, os produtores da fazenda dos Ribeiros revelam que, quando se descarta um pé macho, é feito um esforço para o replante.
O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó explica que nesse movimento é fundamental replantar as mudas descartadas todas em um mesmo ano. Depois que o fizer, o cafeicultor deve cuidar das novas plantas igualmente.
Dessa maneira, todas crescerão saudáveis e prontas para a safra na época correta.
LEIA TAMBÉM
Estudo com nanotecnologia dobra vida de morango
*Com supervisão de Marcos Andrades.