A adubação é um processo extremamente importante para a sua lavoura. Ela é a responsável pela qualidade das plantas, mantendo um crescimento saudável, resultando em uma boa produtividade e lucratividade.
Os cafeicultores buscam saber se há época certa para realizar a primeira adubação, mas para isso, devemos entender que existem três situações e momentos em que a adubação natural pode acontecer.
A primeira situação é no inverno, onde as plantas não desenvolvem como em outras épocas do ano e não buscam o nitrogênio. Dessa forma, é possível que haja uma quantidade que não foi usada, armazenada no solo e disponível para a planta.
O segundo momento é na época de seca, onde o ar possui uma boa quantidade de nitrogênio, também não sendo utilizado.
A terceira situação é com os próprios resíduos do solo que entram em decomposição, eles mantém uma quantidade de nitrogênio no solo.
Sendo assim, após as primeiras chuvas, as plantas começam a crescer devido a quantidade de nitrogênio no solo devido às três situações que induzem a adubação natural, não sendo certo realizar essa prática nesse primeiro momento.
Espere para praticar o manejo, aproveitando a quantidade que já estava armazenada para a lavoura.
É muito importante entender e conversar com as plantas, pois é necessário analisar o momento em que o nitrogênio natural estiver acabando, para entrar com a adubação química.
OS MANEJOS TÊM DATA CERTA PARA ACONTECER?
Sim, o momento quando a planta sinaliza que está precisando de adubação, é a hora certa. Por isso, fique sempre atento aos sinais e diferenças na sua lavoura.
Já comentamos sobre a adubação natural que acontece no momento em que não há chuvas. Mas quando a quantidade de nitrogênio não é mais suficiente para as plantas, podemos entrar com a adubação nitrogenada convencional, na qual são realizadas por três aplicações e três épocas diferentes.
COMO FUNCIONA A ADUBAÇÃO CONVENCIONAL:
Esse manejo é recomendado nas épocas de finados, natal e carnaval. Lembrando que não é obrigatório realizar nessas datas, pois cada planta possui o seu tempo. Portanto, quando estiver próximo a esses momentos, é importante observar as plantas e o clima para ver se é necessário adiantar ou atrasar a adubação.
Opte por usar bons nutrientes e de boa qualidade para um melhor resultado e eficiência para disponibilizar nutrientes para as plantas.
Como os adubos de liberação controlada, por exemplo, que já foi validado por pesquisa, é uma tecnologia que algumas marcas de adubos usam e que permite reduzir doses, comparada ao convencional, realizando apenas uma aplicação.
Essa opção é mais eficiente e os fertilizantes disponibilizam nutrientes em até seis meses, melhorando a absorção pelas plantas e reduzindo o operacional exigido na adubação.
Mas lembre-se, é muito importante você analisar o custo benefício dessa tecnologia e desses adubos na sua fazenda.
Nos mercados, há muitas tecnologias comercializadas e, por serem novas, não possuem uma conclusão das doses e quais são quantidades de aplicações necessárias. Dessa maneira, devemos pautar nossas decisões em trabalhos de pesquisas.
A adubação convencional é uma forma tradicional, sendo utilizados nitratos e ureias. Os nitratos não são dependentes de chuvas, diferente da uréia. Eles podem ser aplicados a chuva, pois não perdem o nitrogênio pelo ar.
Já a ureia, deve ser aplicada sem a chuva, pois, nesse caso, em algumas situações o cheiro na sua lavoura fica bem forte e desagradável, significando a perda de nitrogênio nas plantas.
Se você é um pequeno cafeicultor e consegue administrar a adubação com as chuvas, pode utilizar a uréia. Mas, se você for um grande cafeicultor e não consegue esperar conciliar as chuvas e a adubação, utilize o nitrato ou a ureia com a tecnologia conhecido como “ureia protegida”, que é basicamente a ureia pecuária revestida por camadas de polímeros ou ceras vegetais. Esse processo reduz a velocidade de liberação de nitrogênio.
Com as variações do clima, devemos estar atento aos detalhes sempre. Fique de olho nas suas plantas e no clima, assim sua lavoura sempre estará com alta produtividade.
Ficou com dúvida sobre quais são os momentos certos para realizar a adubação? Veja o vídeo abaixo
*Com supervisão de Marcos Andrade