Considerado um inimigo invisível por ser microscópico e viver debaixo da terra, o nematoide tem atrapalhado muitos produtores de café. A praga ataca as raízes do cafeeiro, dificultando a absorção de nutrientes, reduzindo a produção e causando até mesmo a morte da planta. O No Pé do Café vai mostrar como combater esta praga.
A principal forma de disseminação dos nematoides acontece por meio de mudas de café infestadas, trânsitos de máquinas, implementos agrícolas oriundos de áreas infectadas e águas das chuvas e irrigação.
Graças às suas proporções microscópicas, é extremamente difícil erradicar a praga das lavouras de café. Contudo, caso o controle do verme seja feito da forma correta, é possível fazer com que o cafezal atinja alta produtividade. O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, do no Pé no Café foi até uma fazenda, que teve sérios problemas com nematóides, para descobrir como o controle da praga foi feito no local.
Confira o vídeo para saber como combater o nematoide na lavoura:
VEJA TAMBÉM
No Pé do Café: Como aumentar produtividade do cafezal
No Pé do Café: Como organizar os manejos na ordem correta
Para impedir que o nematoide infeste áreas saudáveis, é recomendado evitar que elas entrem em contato com máquinas ou ferramentas agrícolas que foram usadas em solo infestado.
Além disso, o produtor deve se certificar que materiais de propagação de plantas, como estacas, bulbos e mudas, não apresentem nematóides. Por essa razão, um cuidado redobrado deve ser aplicado às mudas que são cultivadas em viveiros.
Também é importante que a água de irrigação venha de um poço artesiano ou mina, e que conte com um sistema de encanamento adequado. Análises de solo devem ser feitas com frequência e, caso seja constatado que a população de nematoides esteja acima do ideal, é necessário recorrer aos químicos e biológicos.
LEIA MAIS
Blocos Pinga Ni Mim e Lua Vai animam o carnaval de SP nesta segunda-feira
*Sob supervisão de Rafael Peixoto