O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) confirmou a identificação da doença da banana, ‘Sigatoka Negra’ em uma área rural no município de Jaíba (MG). A confirmação foi feita durante uma fiscalização realizada por fiscais do instituto. Esse é o primeiro registro da doença em uma área que é produtora de bananas no estado desde 2007.
LEIA MAIS
A participação feminina no agronegócio: avanços e obstáculos no caminho da liderança
O que é a doença da banana?
A Sigatoka Negra é uma doença que é provocada por fungos que compromete produtividade do cultivo de bananeiras e bananas, se não for controlada do jeito correto.
O maior estrago provocado pela doença é a morte precoce das folhas de bananeira, o que induz a menor produtividade e a piora na qualidade da fruta. Em relação ao consumo de bananas por humanos, ala não possui nenhum risco.
Todos os produtores de banana do município de Jaíba terão que seguir o protocolo de riscos que será disponibilizado pelo IMA. Os produtores que não seguirem às normas poderão sofrer restrições sanitárias e ficar proibidos de comercializar suas frutas. A fiscalização no trânsito de cargas de frutas também será mais rigorosa para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do estado.
LEIA TAMBÉM
Bicho-mineiro: a praga que pode deixar o café ainda mais caro