No ano passado, uma medida do Ministério do Ministério da Agricultura, publicada em setembro, estabeleceu novas regras para procedimentos de granjas. Entre elas, estavam o carimbo e uniformização em nomenclatura de ovos. O uso obrigatório do carimbo tinha o intuito de facilitar o rastreio pelo governo de ovos vendidos a granel para fins sanitários, em caso de problemas com o produto.
Ovos serão carimbados?
Não, os ovos vendidos a granel não precisarão mais ser carimbados. O Ministério da Agricultura revogou nesta sexta-feira (28) o artigo que previa a obrigatoriedade de carimbo da data de validade em cascas de ovos vendidos a granel. Com a decisão, o carimbo deixa de ser obrigatório para os ovos vendidos soltos. O texto previa ainda carimbo, na casca, com número de registro do estabelecimento. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
LEIA TAMBÉM
Dia Mundial do Pistache: conheça os benefícios dessa semente
Chuva forte pode afetar produção no campo?
Bicho-mineiro: a praga que pode deixar o café ainda mais caro
O café, um dos produtos mais consumidos no Brasil, pode ficar ainda mais caro devido a um pequeno inimigo, mas devastador: o bicho-mineiro do café, Leucoptera coffeella. Esse inseto, que impacta diretamente a produção cafeeira, encontra nas regiões quentes e secas um ambiente ideal para sua proliferação. Seu impacto na lavoura compromete a produção, a qualidade do grão e, consequentemente, o preço final da bebida.
O ciclo de vida do bicho-mineiro passa por quatro estágios: ovo, larva, pupa e adulto. No calor, esse processo pode se completar em apenas 15 dias, como explica o produtor de café Rafael Stefani: “A mariposa vem, pousa e deposita seus ovos que fecundam e causam lesões nas folhas. No calor, em 15 dias, ele faz o ciclo de larva e volta a colocar o ovo novamente.”
LEIA MAIS