Um dos produtos de maior destaque comercial do Brasil é a carne, que abastece consumidores em diversas localidades no mundo. Porém, nesta quarta-feira (20), o presidente do Carrefour anunciou que a empresa deixará de adquirir estes produtos de origem do Mercosul, o que deve entrar em vigência em breve.
Por que o Carrefour vai parar de comprar carne do Mercosul?
De acordo com um post feito por Bompard, em seu perfil no Instagram, o principal motivo da alteração é uma grande demanda no setor agrícola francês, que vive um momento de grande crise. Com isso, o Carrefour passará a adquirir as carnes produzidas dentro da própria França, visando auxiliar os produtores locais. O Carrefour, porém, anunciou que a medida só será válida para as unidades do mercado na França e que as lojas nos demais países em que o grupo atua não passarão por alterações.
Em um comunicado, o Carrefour reforçou que a medida não se refere à qualidade do produto vindo dos países do Mercosul. Ainda assim, o Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro condenou as alterações promovidas pelos franceses, afirmando que o Brasil segue os rigorosos padrões de qualidade da União Europeia e que a produção local na França não supre a demanda do mercado interno, segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).
LEIA TAMBÉM
CNU: quando será divulgado o resultado do Enem dos concursos?
NFL Primetime Fantasy entra em Acesso Antecipado
Desde quando o Carrefour está no Brasil?
As operações da empresa francesa no Brasil começaram em 1975 e, atualmente, conta com aproximadamente 500 unidades espalhadas por todos os estados do país. O Carrefour não informou os valores, nem quantidade de carne comercializada com o Mercosul, mas as negociações são fruto de um acordo da União Europeia com o bloco econômico sul-americano que existe há mais de 20 anos. Mesmo tendo apoio de países como Espanha e Alemanha, ele não tem a simpatia dos franceses, que realizaram protestos nas ruas contra a manutenção do tratado.
LEIA MAIS
Por que Andressa Urach saiu da Igreja Universal?