O café é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros e as reclamações do preço abusivo do produto vêm aumentando com o passar dos anos. O produto segue com altos preços nas padarias, mercados e cafeterias.
A alta expressiva é resultado de diversos fatores, principalmente eventos climáticos extremos que afetaram as lavouras. Mas outros acontecimentos afetaram o valor, como dólar alto e o maior custo de logística.
LEIA MAIS
Preço do café vai aumentar?
O preço do café vai aumentar nos próximos dois meses, mas não é novidade, o produto já vem aumentando desde maio do ano passado. De acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o aumento deve ser de 25% no período.
O crescimento do preço da bebida, em 2024, foi mais forte do que o registrado em outros produtos, de acordo com o IEA (Instituto de Economia Agrícola):
- Café (+37,4%)
- Óleo de soja (+26,6%)
- Leite (+18,4%)
- Arroz (+15%)
Qual o preço do café por kg hoje?
O preço do café por kg hoje está na casa de R$50. De acordo como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do torrado e moído teve alta para o consumidor de 39,60% em 12 meses. O produto fechou 2024 em R$ 48,90.
O aumento da demanda no consumo tem sido impulsionado, principalmente, pelos mais jovens, que passaram a enxergar a bebida além do hábito herdado dos avós ou pais, afirma Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da Abic.
Onda de calor prejudica produção de café?
A onda de calor prejudica a produção de café de diversas formas, os pés sofrem de estresse térmico, o que acaba resultando na perda de folhas e na redução da fotossíntese. Isso dificulta a produção de novos frutos e afeta a qualidade do grão.