Após seis quedas consecutivas entre maio e outubro de 2023, o preço do leite pago aos produtores registrou um aumento significativo de 1,3% em novembro, conforme apontado pela pesquisa mais recente do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), localizado na Esalq, campus da USP (Universidade de São Paulo) em Piracicaba (SP).
De acordo com o Cepea, a expectativa dos agentes de mercado é que os preços continuem a subir em dezembro, entrando em um período de estabilidade, sendo influenciados pela produção limitada no campo. O clima adverso, caracterizado por seca em algumas regiões do país e excesso de chuvas em outras, impactou diretamente o volume de leite produzido.
LEIA TAMBÉM
Oportunidade: Ministério da Pesca terá concurso público para 264 vagas
Governo de SP lança campanha contra o Greening
O preço do litro do leite atingiu R$ 1,99, considerando a “Média Brasil” líquida, sem inclusão de fretes e impostos. Os estados que compõem essa média são Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A perspectiva é que as condições de mercado continuem a influenciar os preços nos próximos meses.