Abril registrou uma alta no preço do leite cru. O valor pago ao produtor em abril teve aumento de 2,4% e chegou a custar R$ 2,896 o litro. Se comparado ao mesmo período de março, a alta foi de 9,3%. Em 2023, no total, o aumento real foi de 11,8%.
Essa valorização do leite em abril é consequência da limitação da oferta no campo, afetada pelo avanço da entressafra na maior parte do país, segundo o relatório divulgado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Com isso, intensificou também a disputa entre os laticínios por produtores no mês de abril, mantendo as cotações do leite em alta.
LEIA TAMBÉM
Bancos vão endurecer regras para concessão de crédito a frigoríficos
Trabalho temporário no café vai ser formalizado em MG
Na Média Brasil, o ICAP-L (Índice de Captação Leiteira) do Cepea registrou o primeiro avanço desde novembro de 2022, de 0,2%, puxado pelos incrementos de 4,1% e de 3,7% nas captações do Paraná e de São Paulo. No acumulado do ano, a captação nacional registra queda de 6,4%.
Segundo relatório em Minas Gerais, maior produtor de leite do Brasil, a média mensal subiu 11,2% em abril, chegando a R$ 3,34/litro naquele mês. Vale destacar que esse aumento esteve relacionado à recuperação das cotações observada na primeira quinzena de abril, já que, na segunda metade do mês, o leite no spot passou a se desvalorizar. Em Minas Gerais, inclusive, a média mensal do spot em maio recuou 16,6% e chegou a 2,78/litro.
LEIA MAIS
Lula se diz confiante em crescimento de PIB e comemora aumento