5 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Quais marcas de café estão impróprias para consumo?

Lotes de sete marcas distintas de café foram desclassificados para consumo; saiba quais são e o que se deve fazer caso tenha um

marcas de café impróprias para consumo
Ministério da Agricultura e Pecuária fará recolhimento dos produtos (Foto: Divulgação/Mapa)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) divulgou, nesta terça-feira (26), uma lista contendo sete marcas e lotes de café torrado que são considerados impróprios para consumo. Agora, como parte do PNFRAUDE (Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal), o Ministério recolherá esses produtos inadequados.

As marcas produziram produtos fora dos critérios estabelecidos pela Portaria 570/2022, ou seja, ultrapassaram o limite permitido de matérias estranhas e impurezas. Isso significa que esses produtos contêm detritos sem relação com café.

Quais marcas de café estão impróprias para consumo?

As marcas de café que contém lotes impróprios para consumo são:

  • Conquista
  • Cooperbac
  • Fino Sabor Superior
  • Rio Preto
  • Pedrosa
  • Caseiro Mineiro
  • Café Pioneiro

A tabela a seguir demonstra exatamente quais produtos deles estão inadequados, considerando uma série de dados cruzados pelo Ministério:

Fonte: Mapa

LEIA MAIS

Quais os riscos de uma hidrolipo?

Cat Quest III recebe atualização de conteúdo gratuita

- Publicidade -

O que fazer caso tenha café de marca imprópria?

O Mapa recomenda que os consumidores que identificarem estar em posse desses produtos interrompam seu consumo e solicitem a substituição. Essa troca é garantida legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor.

Eventuais denúncias de negligência ou comercialização, mesmo após o recolhimento do Ministério, devem ser feitas pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço da compra.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Filhas gêmeas de Diddy comemoram após audiência de fiança

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress