O primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil foi registrado na última quinta-feira (15). O caso foi em Montenegro (RS). Apesar de ser uma doença antiga, com mais de 20 anos, a gripe aviária chegou a solos brasileiros apenas em 2023 e, até esta quinta, havia atingido somente aves silvestres.
Qual é a situação da gripe aviária no Brasil?
O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi registrado nesta quinta-feira, no Rio Grande do Sul. As amostras coletadas foram enviadas a um laboratório de Campinas (SP), onde teve o diagnóstico da doença confirmado.
Com isso, a área onde foi registrada a doença foi isolada e as aves eliminadas. De acordo com a secretaria da Agricultura do RS, uma investigação em busca da identificação do foco será feita em um raio de 10km da região.
Além disso, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, revelou que a China irá interromper a compra de carne de frango do Brasil pelos próximos 60 dias.
Apesar do foco, o ministério também afirma que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. As infecções ocorrem, na maior parte do tempo, ao ter contato direto com secreções e fluidos dos animais infectados.
“O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Quais são os impactos da frente fria no campo?
Como será o clima no mês de maio?
Quais são os efeitos da gripe aviária em pessoas?
Em humanos, a gripe aviária pode ser manifestada a partir destes sintomas:
- Febre frequentemente alta;
- Mal-estar;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Dores musculares;
- Conjuntivite;
- Sintomas não respiratórios.
Onde foi detectado foco de gripe aviária no Brasil?
O foco de gripe aviária no Brasil foi detectado em uma granja comercial no município de Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre (RS).
LEIA MAIS
Caravana Giro do Leite leva conhecimento, tecnologia e inovação