Diversos fatores interferem na produtividade do café, como as condições climáticas, nutrição das plantas e o uso de matéria orgânica. Ao longo do ano, o rendimento da plantação dessa cultura pode oscilar muito, tanto de forma positiva quanto negativa, o que gera muitas incertezas e preocupa vários agricultores.
Para evitar grandes problemas, confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar a produtividade do café:
1. Conhecimento da área
Antes de tudo, é preciso conhecer bem a área onde você irá iniciar a sua plantação de café. Uma forma de ter essa noção é realizando uma análise do solo completa, com diagnóstico físico e químico, que contemple macro e micronutrientes.
LEIA TAMBÉM
Cuidados no inverno: saiba como manter produtividade do gado
No Pé do Café: É possível produzir 160 sacas de café de Arábica e Sequeiro por hectare
2. Cuidado com doenças e pragas
Com a plantação iniciada, monitorá-la com frequência é essencial, já que pragas e doenças podem acabar gerando grandes prejuízos na produtividade do café. Para prevenir esse tipo de situação, o recomendado é que sejam adotadas medidas de controle quando esses estresses estiverem acima do nível de dano econômico.
No caso da adoção do controle químico, faça uma alternância de modos de ação e grupos de substâncias. Dessa forma, será possível evitar a pressão de seleção de população de pragas que sejam resistentes ao controle químico.
3. Uso correto de inseticidas
Apesar de ser necessário evitar as doenças e pragas, na fase da floração é preciso ter cuidado com o uso de inseticidas. O ideal é optar por aqueles que são específicos para o alvo e seletivos para inimigos naturais. Essa atenção é necessária pois o café depende da polinização por abelhas e alguns inseticidas são extremamente tóxicos para esses insetos.
4. Planejamento da poda
A poda também é outro aspecto que tem grande impacto na produtividade do café, já que é fundamental para renovar a lavoura e incentivar o surgimento de novos ramos. Por isso, no momento da poda, a adubação deve considerar macronutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo, além de micronutrientes essenciais, como boro e zinco.
LEIA MAIS
O que é uma implosão e como os passageiros do submarino Titan morreram?