13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Saiba como aumentar a produtividade do café na sua plantação

Rendimento do cafezal varia muito ao longo do ano e, sem os cuidados necessários, podem causar um impacto negativo

Diversos fatores interferem na produtividade do café, como as condições climáticas, nutrição das plantas e o uso de matéria orgânica. Ao longo do ano, o rendimento da plantação dessa cultura pode oscilar muito, tanto de forma positiva quanto negativa, o que gera muitas incertezas e preocupa vários agricultores.

Para evitar grandes problemas, confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar a produtividade do café:

1. Conhecimento da área

Antes de tudo, é preciso conhecer bem a área onde você irá iniciar a sua plantação de café. Uma forma de ter essa noção é realizando uma análise do solo completa, com diagnóstico físico e químico, que contemple macro e micronutrientes. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Cuidados no inverno: saiba como manter produtividade do gado 

No Pé do Café: É possível produzir 160 sacas de café de Arábica e Sequeiro por hectare

- Publicidade -

 

2. Cuidado com doenças e pragas

Com a plantação iniciada, monitorá-la com frequência é essencial, já que pragas e doenças podem acabar gerando grandes prejuízos na produtividade do café. Para prevenir esse tipo de situação, o recomendado é que sejam adotadas medidas de controle quando esses estresses estiverem acima do nível de dano econômico.

No caso da adoção do controle químico, faça uma alternância de modos de ação e grupos de substâncias. Dessa forma, será possível evitar a pressão de seleção de população de pragas que sejam resistentes ao controle químico.

3. Uso correto de inseticidas

Apesar de ser necessário evitar as doenças e pragas, na fase da floração é preciso ter cuidado com o uso de inseticidas. O ideal é optar por aqueles que são específicos para o alvo e seletivos para inimigos naturais. Essa atenção é necessária pois o café depende da polinização por abelhas e alguns inseticidas são extremamente tóxicos para esses insetos.

- Publicidade -

4. Planejamento da poda

A poda também é outro aspecto que tem grande impacto na produtividade do café, já que é fundamental para renovar a lavoura e incentivar o surgimento de novos ramos. Por isso, no momento da poda, a adubação deve considerar macronutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo, além de micronutrientes essenciais, como boro e zinco. 

  

LEIA MAIS 

O que é uma implosão e como os passageiros do submarino Titan morreram?

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress