Em 2023/24, a produção agrícola deve crescer no estado de São Paulo. De acordo com o levantamento feito pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola) e a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), esse aumento deve vir principalmente nas culturas de amendoim, milho e soja. O levantamento foi realizado entre 1º de fevereiro e 9 de março.
No caso do amendoim, a colheita deve aumentar 8,9%, chegando a 724,1 mil toneladas. O crescimento deve ser de 2,7% em terreno de plantio e 6% em produtividade.
Apesar de no verão, a previsão ser de que a produção do milho vai cair 11,6%, no inverno ela deve crescer 14,1%, para 2,5 milhões, por causa do aumento de 1,1% na área de plantio. Assim, a expectativa é que, ao final dos dois anos, a produção total chegue a 4,5 milhões de toneladas, crescimento de 0,9% na comparação com 2022/23.
LEIA TAMBÉM
Bancos vão endurecer regras para concessão de crédito a frigoríficos
Trabalho temporário no café vai ser formalizado em MG
Por fim, no caso da soja, a área de cultivo deve crescer 2,7% em relação à temporada anterior e chegar a 1,3 milhão de hectares. Com esse fator, somado às condições climáticas adequadas, a produção deve crescer 5,7%, para 4,5 milhões de toneladas.
Outros destaques na pesquisa foram o algodão, com expectativa de aumento de 16,7% em área e 18% na produção, para 32 mil toneladas; e o trigo, que deve subir 4,2%, chegando em 398,4 mil toneladas. Já a safra de feijão e a produção de laranja devem diminuir.
LEIA MAIS
Lionel Messi joga última partida com a camisa do PSG neste sábado