- Publicidade -

Você conhece os tipos de arroz?

No Dia Internacional do Arroz (31), conheça as variedades do grão que vão do prato tradicional até as versões gourmet

compartilhar

Por Luana da Fonte, supervisionado por Marina Fávaro

Presente diariamente na mesa da maioria dos brasileiros, o arroz é um dos alimentos mais consumidos no país! Isso porque ele é essencial para uma boa dieta. Segundo Janine Guedes, pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), “rico em carboidratos de fácil digestão, o arroz fornece energia essencial para o corpo e contribui para a manutenção de uma alimentação equilibrada”, destaca.

- Publicidade -

Apesar de ser o mais consumido, não é só o arroz branco tradicional que contém esses benefícios. De acordo com Janine, o arroz parboilizado, que passa por um processo de pré-cozimento antes de ser embalado, mantém mais nutrientes e os grãos ficam mais soltos depois de cozido. Há também o arroz integral, que preserva o farelo e o germe do grão, que nada mais é do que a parte mais nutritiva do arroz. Outro tipo é o arbório, usado para preparar risotos, e que tem como principal característica o alto teor de amido no grão.

Nos últimos anos novas variedades têm ganhado espaço nas prateleiras e nos cardápios. O arroz negro, o vermelho e o cateto, também chamado de japonês, estão sendo cada vez mais procurados, impulsionados pela busca por alimentos mais saudáveis e diversificados.

O arroz negro possui textura macia, menos gordura e menor indice calórico quando comparado com o arroz comum. Já o vermelho tem grãos alongados e sua cor é avermelhada devido à antocianina, composto natural que dá cor aos alimentos. Enquanto o arroz cateto possui grãos curtos e pegajosos, ideal para pratos como risotos e sushi.  A pesquisadora da EPAMIG afirma que essas variedades possuem maior teor de fibras, antioxidantes e minerais, sendo valorizadas em dietas funcionais e na gastronomia gourmet.

Ela destaca, porém, que a produção do grão também enfrenta desafios. Custos elevados de insumos, variação nos preços de mercado, concorrência com o arroz importado e as mudanças climáticas são alguns dos fatores que impactam os produtores. De acordo com Janine, um dos caminhos para superar essas dificuldades é investir em pesquisa e inovação. “Novas variedades de arroz estão sendo estudadas, com foco em maior resistência a pragas e tolerância a estresses ambientais, como seca, calor e salinidade”, afirma.

- Publicidade -

Assim, instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a EPAMIG, desenvolvem novas variedades a partir desses critérios. “Atualmente, uma nova linhagem encontra-se em processo de registro, apresentando características promissoras como rusticidade, precocidade e excelente rendimento de grãos inteiros”, conclui Janine.

LEIA MAIS

Esmalte em gel foi proibido?

Tremembé: onde fica presídio que virou série?

Leia mais

Quais são as questões anuladas do Enem?

Inep anulou três questões do Enem; entenda o motivo e veja quais as perguntas anuladas

Battlefield 6 terá período de testes gratuitos neste mês

Battlefield Studios lançou novos conteúdos sazonais para Battlefield 6 e Battlefield REDSEC, com o lançamento da Temporada 1

Ainda tem ingresso para os shows do Oasis no Brasil?

Banda liderada pelos irmãos Gallagher retorna ao Brasil neste fim de semana; veja se ainda há ingressos disponíveis para os shows

- Publicidade -

- Publicidade -