As quermesses e festas juninas já estão batendo à nossa porta e nada melhor do que aproveitar a data com um traje típico, divertido e, ainda por cima, personalizado.
Comprar um traje pronto nem sempre é a melhor opção e pode até sair caro. Em época de orçamentos curtos, nada melhor do que personalizar a customizar com as roupas que já temos no armário.
OLHA A DICA!
Conversamos com a consultora de imagem e estilo Paula Chirardia para que ela desse dicas para arrasar nas festas juninas sem comprometer o orçamento. Confira nas dicas abaixo!
O bom e velho jeans é uma ótima opção. “Dá para buscar alguns retalhos ou até peças de roupas que não usa mais para fazer figuras em formato de coração ou bandeirinhas e costurá-las na calça”, destaca a consultora. Caso você não tenha habilidade com a costura, pode usar uma cola para tecido, mas ela alerta: “Cuidado que muitas colas não saem mais, e caso a sua intenção seja reutilizar a calça, prefira cola escolar branca ou cola quente”.
A mesma ideia pode ser aproveitada em um vestido. “Pode ser xadrez, estampado ou florido. Você pode comprar rendinhas e fitinhas em armarinhos de costura e aplicar o detalhe na barra do vestido, ou mesmo criando vários lacinhos que podem ser aplicados sobre a peça”, diz. Ela ainda completa: “Se estiver frio, a ideia é acrescentar uma meia-calça mais grossa, uma blusa justinha por baixo, ou mesmo um casaco quentinho. Na falta de um vestido florido, dá sempre para improvisar com uma saia jeans e uma camisa xadrez, por exemplo”.
Não esqueça de aproveitar as peças em xadrez que você já tem no armário. “Elas já têm a cara da festa. Aqui a ideia é brincar com a maquiagem, um penteado com tranças, ou o uso de chapéu. Além do xadrez, o floral também é uma boa opção, especialmente em vestidos, saias e camisas”, afirma a consultora.
As botas também são bem-vindas na construção do traje junino. “Além de deixarem o corpo quentinho, também deixam o look bem interessante”, completa.
Uma outra maneira de deixar o visual bastante criativo e gastando pouco é preparar um avental para ser usado por cima da roupa, ou macacões jardineiras. Se quiser, vale customizar a peça com rendinhas e lacinhos, mas qualquer roupa com avental já promove um look junino instantâneo.
Paula ainda faz uma provocação: “Que tal fazer mãe e filha com ele?”
acessórios que podem fazer diferença são os lenços. “Dá pra amarrar no pescoço e caprichar na make”, diz.
Já os meninos podem reaproveitar uma gravata antiga, aplicando também retalhos.
E aí, já pensou como você vai se preparar para aproveitar no estilo os festejos juninos?