A Rota do Arraiá está de volta em 2023 com novidades e muito mais festas para animar e aquecer os meses mais frios do ano. Após o sucesso da primeira edição, em 2022, do festival junino solidário, na região de Campinas, agora também serão contempladas todas as áreas de cobertura da EPTV (Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas). Ou seja, tem muita comida típica, música, tradição e dança para aproveitar.
O apresentador do programa “Mais Caminhos”, da EPTV, Pedro Leonardo segue sendo o padrinho de todas as festanças, afinal, nascido no dia 29 de junho, dia de São Pedro, ele carrega o espírito junino.
Para se ter uma ideia, em 2023 estão confirmadas 227 festas, todas com cunho social, cuja renda será destinada para obras assistenciais.
Os eventos vão ocorrer em 58 diferentes instituições em 20 cidades das áreas de cobertura da EPTV.
Em Campinas e região, estão confirmadas 145 festas, na região de São Carlos e Araraquara, 30, na região de Ribeirão Preto, serão 22 e no Sul de Minas, mais 30. Dá até para programar com a família e amigos de visitar as diferentes festas em diversas regiões fazendo um tour turístico-junino, afinal as festas juninas são o segundo maior evento do calendário brasileiro.
O calendário será atualizado semanalmente para ninguém perder nenhum evento por região aqui no site do Rota do Arraiá. Mas, além disso, será possível conhecer parte da história, da tradição, da origem e dos pratos mais comuns dessa festança que agrada os mais variados públicos e paladares. Quem quiser pode ainda compartilhar fotos das festas ao visitar da Rota do Arraiá usando as hashtags nas redes sociais #rotadoarraiá ou #rotadoarraia (sem acento).
Conheça algumas curiosidades e números das festas de 2022:
Em Campinas, na quermesse da paróquia São José, foram vendidos em um único dia 500 lanches de pernil, além de 1.000 copos de quentão e de vinho quente;
Em Hortolândia 15 mil pessoas passaram, em um único dia, pelo Arraiá da Associação;
Em Americana, nos dois primeiros dias de festa, as 10 mil pessoas que passaram por lá consumiram 300 kg de batata chips;
Nos dois finais de semana de festa da Paróquia Santa Cruz, em Campinas, foram vendidos 1.800 cachorros-quentes, 2.000 pastéis, 47 sacos de milho e 180 kg de batata frita;
A festa da Casa de Portugal, vendeu, em média por sábado, 30 kg de bacalhau, 20 kg de sardinha e 1.000 doces típicos portugueses.
Agora é só preparar a roupa e escolher quais festas participar da Rota do Arraiá!