O que no Brasil damos o nome de festa junina, em Portugal se chama Festa dos Santos Populares. As celebrações no meio do ano que deram origem as nossas são eventos muito populares no país, chegando a parecer uma mistura das nossas festas juninas com o Carnaval. E, assim como no Brasil, os portugueses voltaram a celebrar os Santos Populares em 2022, depois da pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19.
Com bastante coisa em comum, há também muitas diferenças e regionalismos típicos nas festas do país europeu. Por exemplo, enquanto aqui temos as tradicionais quadrilhas em torno de uma fogueira, por lá há marchinhas cantadas em coro e desfile de blocos dos bairros. Em comum, temos arraiais por toda a cidade.
As festas acontecem por todo o país, mas as mais famosas ocorrem em Lisboa e em Porto.
Cada uma dessas cidades tem o seu santo padroeiro junino, e é no dia deles que o bicho realmente pega. Em Lisboa, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, e em Porto, 23 de junho, véspera do dia de São João.
E AS COMIDAS TÍPICAS?
Esqueça o quentão e vinho quente, comuns nas nossas festas juninas. Como Portugal está no hemisfério norte, a festa se dá no início do Verão, ou seja, lá é comum o consumo de sangria, chope (Imperial) e ginja (carinhosamente chamada de ginjinha).
A bebida é feita com uma cereja vermelha fermentada em aguardente com açúcar, água e canela e pode ser servida num delicioso e comestível copinho de chocolate.
E quanto as guloseimas presentes em todas as nossas quermesses?
O prato mais queridinho da festa junina portuguesa é a sardinha grelhada, nessa época o cheiro de sardinha invade toda a cidade, já espalhando o clima de festa. Além disso são comuns o consumo de bifanas (sanduíches de bife de porco), caracóis e caldo verde.
Outra tradição portuguesa é levar um vasinho de manjericão para casa, ou dar para alguém querido. Funciona quase como o correio elegante brasileiro, pois os vasos transportam, além da planta, mensagens em verso e declarações de amor que circulam entre os pretendentes.
A Festa dos Santos Populares foi considerada em 2009, uma das 20 melhores celebrações dos países europeus.
E aí, você gostou ou se interessou pelos costumes juninos portugueses? Sempre podemos tentar adaptar para as tradições dos festejos juninos no Brasil, deixando as festas sempre mais gostosas.