Mais de uma centena de voluntários vão trabalhar nos dias da Festa Junina da Paróquia São José, uma das mais esperadas de São Carlos. A programação começa nesta sexta-feira (31).
O batalhão de voluntários vai trabalhar principalmente na cozinha, onde são preparados os quitutes, como os espetinhos, crepes, pastéis, porções, costela, pernil, doces e bolos e cocadas, entre outros.
Os trabalhos no salão de festa começam cedo, com a preparação do milho-verde para a utilização nas receitas. Entre 2 mil e 3 mil espigas são usadas por dia, na média, segundo a organização. Festas juninas pedem curau, pamonha, milho cozido, chica doida e suco de milho, entre outros.
“Compramos as espigas e daí tem o trabalho de descascar, selecionar as palhas para a pamonha, passar o milho na máquina. A partir daí fazemos curau, pamonha, chica lelé. Quando dá uma maneirada no milho entram as meninas para fazerem o bolo. Sempre que acaba algo fazemos outra coisa. Deixamos tudo prontinho para a festa”, relata Andressa Onofre, que coordena os trabalhos na cozinha.
Dois meses de preparação
A festa é organizada há dois meses e uma equipe de coordenadores de eventos realiza reuniões sempre para definir a divisão de tarefas.
Na última semana, as equipes realizaram as compras dos insumos da festa. “Agora estamos na fase de separar as coisas e começar a acertar tudo para a festa. Ficará tudo em ordem para começar a festa na sexta-feira”, afirma Andressa.
Todo o trabalho da festa é presidido pelo padre José Edmilson.
Confira a programação musical
31/5: Atos Henrique e Ronny Viola / Suellen Santos
1/6: Os Meia Boca /Belo Rio
2/6: Pedro Vitor e Mariana / Pedro Henrique
7/6: Letícia e Gabi / João Carlos e Bruno
8/6: Str. 80’s Band Rock / Rio Gregório
9/6: Doce Veneno / Duo Jimmy e Vini
14/6: Expresso BR / Danilo e Diego
15/6: Renata Árabe / Banda Roots
16/6: Dígito 6 / Comitiva Haras Querência / Alex Moraes e Cesar Santu